Jornalismo

Alunos de Estágio I e II atendem Coletiva.net e Instituto de Câncer Infantil

estagio 1Foto: Arquivo Multiverso

As disciplinas Estágio I e II estrearam na grade do curso de Jornalismo, seguindo uma atualização proposta pelo Ministério da Educação e respeitando as novas diretrizes curriculares. O desafio dos acadêmicos é atender veículos e assessorias de comunicação.

A disciplina de Estágio I aconteceu no primeiro semestre. No começo do ano, foi firmada uma parceria com o portal Coletiva.net. Os alunos Andreia Ferreira, Caroline Riet e Vinicius Domingues receberam como desafio abastecer a editoria intitulada Túnel do Tempo, realizar pesquisas e participar de coberturas jornalísticas em tempo real junto à equipe de redação do portal.

estagio 2Foto: Divulgação Coletiva.net

A editoria Túnel do Tempo recorda, todas as quartas-feiras, uma notícia desde a primeira semana que Coletiva.net entrou no ar em formato digital. Com o intuito de relembrar matérias que marcaram a movimentação do mercado gaúcho, ela apresenta uma série de conteúdos para iniciar as comemorações que celebram os 20 anos do portal, em 2019. Ao todo foram produzidas 17 matérias. Dentre as coberturas jornalísticas em tempo real, os alunos acompanham a equipe de redação do portal Coletiva.net no Xchange, no Coletiva Debates e durante o Meet Up.

A responsável pela disciplina de Estágio I, Profa. Dra. Valéria Deluca, destaca que o formato foi planejado respeita a realidade dos acadêmicos do curso. “Para cumprir as horas referentes à disciplina, os alunos frequentaram as aulas durante todas as quartas-feiras. Nestes encontros, tínhamos reuniões de pauta, tempo para pesquisas, realização de entrevistas e redação e correção dos textos. Além disso, planejávamos e participávamos das coberturas jornalísticas em tempo real em outros dias e horários”. Para ela, foi um semestre muito produtivo e gratificante para os alunos.

O acadêmico Vinícius Domingues participou a turma de Estágio I e agora está matriculado em Estágio II. “Minha experiência no Estágio I foi excelente! Trabalhar junto ao Coletiva.net é uma responsabilidade. É uma referência quando falamos em Comunicação no Estado. As coberturas em tempo real foram espaços de muito aprendizado. Fico feliz de saber que o IPA, através da coordenação do curso de Jornalismo, sempre busca o melhor para os alunos”.

Estágio II

A disciplina de Estágio II está acontecendo no segundo semestre. Doze alunos receberam o compromisso de atender o Instituto do Câncer Infantil (ICI). “Fomos muito bem acolhidos pela equipe de Desenvolvimento Institucional do Instituto. É um ambiente muito receptivo. A equipe está apostando no potencial de nossos alunos”, salienta Valéria.

estagio 3Foto: Divulgação ICI

A turma de estudantes está responsável pela elaboração de estratégias de comunicação para divulgar eventos importantes promovidos pelo ICI. “Vamos realizar a produção de conteúdos em audiovisual, fotos e textos para o Setembro Dourado e para a Corrida para Vida. Também está sob nossa responsabilidade a cobertura jornalística em tempo real e a produção de vídeos institucionais para estes dois eventos e para o Mc Dia Feliz”, conta a professora Valéria. Ela ressalta que além de desenvolver competências adquiridas, as atividades são uma oportunidade para realizar uma atividade na perspectiva do voluntariado.

Ilana Xavier é uma das alunas matriculadas na disciplina de Estágio II. “Vamos fazer um excelente trabalho. Espero que sejamos vistos como referência quando o assunto são cursos de Comunicação. É uma responsabilidade, mas também uma honra fazer parte de projetos como o que nos está sendo propostos”. Ela afirma que a causa do ICI é nobre, por isso, acredita que todos farão o melhor. “Recebi do coordenador do curso, prof. Fabio Berti, esta cadeira como um desafio, por ser uma disciplina de dois semestres posteriores ao que me encontro. Apesar disso, estou muito empolgada e com muita vontade de trabalhar”, comemora ela.

Para Ramiro Gasañol, outro aluno inscrito na disciplina, a intenção é fazer a diferença no suporte à comunicação de uma instituição que desenvolve um projeto e eventos reconhecidos pela sociedade. “Além disso, ter contato direto com a realização e cobertura de eventos deste porte, que mobilizam pessoas de várias cidades e estados, será um grande desafio”.