As Faces da Comunicação é tema de evento dos cursos de Jornalismo e PP

capaFoto: Alessandro Davila

O Welcome Home, evento que dá as boas-vindas aos estudantes de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda do IPA, reuniu três profissionais da Comunicação. Eles falaram de empreendedorismo, tecnologia e da importância da Comunicação como função social. Além disso, teve os tradicionais chocolates, risadas e muito aprendizado. Confira o que rolou.

A abertura foi conduzida pelos coordenadores dos cursos, Prof. Dr. Fabio Berti e a Profa. Me. Nancy Vianna. O Reverendo Roberval Trindade trouxe uma palavra de acolhida e destacou a importância do bom relacionamento com o próximo e com a instituição. O reitor, Prof. Dr. Norberto Garin participou da atividade e declarou que as bases que constituem a comunicação são fundamentais para acompanhar as mudanças que ocorrem na sociedade.

yuriFoto: Yuri Bratti/ Multiverso IPA

A Profa. Dra. Valéria Deluca e a Profa. Ms. Maristela Franco apresentaram as atividades desenvolvidas pelo Multiverso no primeiro semestre e lembraram os desafios vividos pela equipe. Elas destacaram a participação em coberturas jornalísticas e a preparação de campanhas publicitárias.

Os convidados

fernandaFoto: Yuri Bratti/ Multiverso IPA

A relações públicas Fernanda Furtado, coordenadora de Desenvolvimento Institucional do Instituto do Câncer Infantil (ICI), contou que a equipe de comunicação trabalha para que a causa do Instituto seja também a de outras pessoas. Ela disse que além dos grandes eventos, como Mc Dia Feliz e a Corrida Pela Vida, realizam bazares e jantares para o público. “A nossa missão é sustentada por mais de vinte anos. Manter isso é um desafio diário”, revela.

Ela destacou que o ICI conta com mais de 500 voluntários e que todos estão convidados a participarem das atividades realizadas. “Mais do que falar e acompanhar, é importante visitar e entender o que acontece no Instituto”, reforça ela. Fernanda comemorou a parceria com o IPA e espera que a ação se estenda futuramente. ‘’A equipe do setor de comunicação é enxuta e o nosso tempo é corrido. Então, os alunos de Jornalismo do IPA são um importante suporte’’, comemora.

Ela acredita que os acadêmicos que estão cursando a disciplina de Estágio II irão aprender mais sobre responsabilidade social e comunicação para o terceiro setor. Espera que futuramente, os estudantes, já formados, possam fechar novas parcerias com o Instituto e até mesmo se tornarem voluntários.

marciaFoto: Yuri Bratti/ Multiverso IPA

A jornalista Márcia Dihl, diplomada pelo IPA e sócia-proprietária da Chegou Comunicação, empresa de assessoria de imprensa, disse que foi uma honra participar do evento. “Há alguns anos atrás, eu sentava onde os alunos estão. Vir agora, como palestrante, é um sentimento muito bom”, afirma.

Ela contou que no início, ela e a sócia, também jornalista, Giórgia Bazotti, não possuíam muita experiência em assessoria de imprensa. Em um dos trabalhos, o BS Festival, evento voltado para inovação e criatividade, a empresária contou que foi um grande desafio. “Na época, fomos ao Jornal do Comércio convidar o editor do Geração E e falar um pouco sobre o tema daquela edição. Para nossa surpresa, a pauta ganhou a capa do Caderno”, relembra.

Para a jornalista, realizar a assessoria para divulgar a história da egressa de Publicidade e Propaganda do IPA, Annanda Ayres, foi um momento marcante. Márcia explicou que quando soube que o TCC de Annanda seria apresentado em Libras, definiu como meta, encontrar algum veículo que estivesse disposto a publicar a história. Ela revelou que, na época, a colunista Camila Kosachenco não pode produzir a matéria, mas que passaria para a jornalista Larissa Rosso. A palestrante relembrou os momentos de emoção quando soube que a história de Annanda seria contada por uma das melhores jornalistas do estado.

Márcia fez questão de salientar que a participar da divulgação da história de Annanda, a fez olhar para o mundo de forma verdadeiramente inclusiva. “Que jornalista eu sou? Eu estou comunicando para quem? Tem gente que não ouve e que não vê!’’. Ela considera que conquistar um espaço de destaque no Caderno Doc de Zero Hora para Annanda foi viver o seu momento de ‘Copa do Mundo’. “Foi um sentimento intenso de vitória por tudo que está acontecendo”.

joFoto: Yuri Bratti/ Multiverso IPA

Jonatas Hauschildt, publicitário formado pelo IPA e COO da Prosa Eletric Control agradeceu o convite dos professores e coordenadores. Ele brincou dizendo que na época em que era estudante, um dos objetivos futuros era voltar ao IPA na condição de palestrante.

Ele mostrou ao público um pouco da Prosa EC., startup que visa automatizar eletrodomésticos e proporcionar a economia de energia elétrica em até 25% e que já figura entre as 100 Top do país. “Nosso objetivo é acabar com a distância entre a tecnologia, a energia elétrica e as pessoas’’.

Sobre a atuação da comunicação, o publicitário acredita que ela é fundamental para divulgar à população novas ideias que surgem no País, como a Prosa. Ele contou a história da Veb, menina que conheceu em uma viagem ao Espírito Santo. Jonatas revelou que ela tem o objetivo de criar carros elétricos e transformar os que já existem. “Eu conheci a história dela e me senti inspirado”, relembra ele.

Ele finalizou questionando como o projeto da Veb, de uma startup como a Prosa e de outras empresas que também inovam, podem gerar engajamento com a sociedade. Ele afirma que um dos grandes desafios da Comunicação atualmente, é criar novos cenários e pensamentos e compartilhar os mesmos com a população. ‘’Se caminharmos juntos nisso, será a chance das pessoas se abrirem para um novo mundo’, comenta ele.