CIEE-RS e IPA: nova turma produz programas para TV e rádio

1 ciee
Foto: Alessandro Davila

O curso de Jornalismo recebeu os alunos do Projeto Cidadania e Talento.com, programa vinculado ao CIEE-RS. Durante as tardes dos dias 10 e 17 de setembro, os adolescentes puderam trabalhar nos laboratórios de TV e Rádio, elaborando pautas com assuntos sociais e de interesse público.

A Profa. Dra. Valéria Deluca, coordenadora do Multiverso e do projeto de extensão Jornalismo para Cidadania, a qual a atividade está vinculada, conta que é gratificante quando os estudantes se interessam pelo trabalho e desejam voltar mais vezes ao IPA. “Compartilhar com estes alunos a consciência para o uso das redes sociais e ajudá-los a perceber que a Internet não é só lugar para marcar balada com os amigos, mas também, um espaço de grito e de voz, nos dá ânimo para seguir trabalhando e produzindo mais e mais”, reflete.

Para a coordenadora do programa junto ao Ciee-RS, Renata de Ávila, foi um momento para os jovens trabalharem a desinibição, visto que estar à frente das câmeras e abordar pessoas para entrevistar foram partes das atividades exercitadas. “A parceria do programa com os cursos de Comunicação do IPA é importante para ampliar o conhecimento. Além disso, ajuda a desenvolver a própria comunicação dos alunos”, explica.

3 cieeFoto: Yuri Bratti/ Multiverso IPA

Os jovens produziram e gravaram no Laboratório de TV, vídeos nos moldes do YouTube, com temas sobre cidadania, com o apoio dos técnicos e estagiários do Multiverso. Eles revezaram nas funções de produção, gravação, organização de cenário e apresentação. “Além do clima descontraído e divertido, o comprometimento com as funções de cada um durante todo o processo foi crucial para que tudo ocorresse como o esperado”, salienta Valéria.

2 cieeFoto: Yuri Bratti/ Multiverso IPA

No Laboratório de Rádio, os visitantes produziram dois radiojornais: um tratou de desigualdade de gênero e redução da maioridade penal; e o outro, sobre saúde pública e violência pública. Os alunos ficaram responsáveis por produzir reportagens, enquetes e realizar debates no estúdio. Para Yasmin Machado, 15 anos, foi uma experiência que ela levará para toda a vida. “Aprendemos coisas diferentes e foi maravilhoso. Todo o pessoal do IPA foi bem receptivo. São uns amores. Fiquei com vontade de voltar”, revela.