3º Seminário inicia com diálogo sobre Impasses da Comunicação

banner face seminario Cópia

O Seminário de Comunicação Integrada começa na segunda-feira, dia 01 de outubro. Após a abertura oficial, acontece a exibição do documentário Mercado de Notícias (2014), onde jornalistas discutem o papel da mídia e a sua influência na democracia. A atividade integra a 6ª Mostra Audiovisual Boom. Após, o cineasta Giba Assis Brasil e o jornalista Roger Lerina conversam com o público.

O longa, dirigido por Jorge Furtado, traz quatro casos reais: a Escola Base em São Paulo, em que administradores foram acusados de pedofilia e após grande repercussão na mídia, os mesmos acabaram inocentados; o episódio da bolinha de papel que atingiu o candidato José Serra na corrida presidencial de 2010; a crise da tapioca envolvendo o ministro Orlando Silva, que usou o cartão corporativo para comprar uma tapioca de R$ 8,00; e o caso do Picasso do INSS, em que um importante jornal do país publicou uma reportagem dizendo que havia um quadro de Picasso na sede do INSS em Brasília.

Os convidados da noite

O cineasta Giba Assis Brasil, da Casa de Cinema, é formado em Jornalismo, pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1980. Foi um dos fundadores da Casa de Cinema de Porto Alegre, em 1987. Dirigiu, co-dirigiu e foi assistente de direção em vários filmes, mas destaca-se principalmente na montagem. É professor dos cursos de Comunicação da UFRGS e da Unisinos. Desde 2004, é membro do Conselho Superior de Cinema Brasileiro. Ele falará sobre os impasses que dificultam a comunicação.

42662050 317184002348422 1438408118210920448 nFoto: Coletiva.net

O jornalista cultura Roger Lerina é integrante da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS). Atua como repórter e crítico de cinema no Canal Brasil. É colaborador do site Coletiva.Net, onde publica uma coluna de opinião semanalmente, às quartas-feiras. Considerado um dos principais jornalistas culturais do Brasil, por quase 20 anos, Roger foi editor da coluna Contracapa, no Segundo Caderno do jornal Zero Hora, onde trabalhou também como repórter e crítico de música, cinema, artes visuais e teatro. Também é autor do livro "Mauro Soares – A Luz no Protagonista" (2015).

42686567 266907970604978 3231078479164342272 nFoto: Coletiva.net