3º Seminário de Comunicação Integrada vai refletir sobre as narrativas jornalísticas e a publicidade infantil no YouTube

imagem lara interfaces e conexoes

O painel “Eu, Ciência?” marca a penúltima noite do 3º Seminário de Comunicação Integrada, no dia 03 de outubro.  O público será convidado a refletir sobre questões que estão em alta nos meios de comunicação de massas, como as Fake News e a publicidade infantil em uma época onde plataformas de compartilhamento de conteúdo crescem mais a cada dia. A mediação vai ficar sob a responsabilidade do Prof. Dr. Edgar Zanini Tim, coordenador de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu, do Centro Universitário Metodista IPA.

Uma das convidadas é a jornalista e doutoranda pela UFRGS, Taís Seibt. Ela coordena a agência de checagens Filtro, uma iniciativa da ONG Pensamento.org. Taís vai apresentar um panorama do dia-a-dia de quem trabalha com checagens e mostrará a importância de falar sobre Fake News em uma época onde o debate político é movido por paixões e convicções extremadas. “Há várias questões em aberto tanto em relação ao jornalismo tradicional quanto às iniciativas de checagem de fatos. Irei apresentar algumas inquietações que envolvem este espaço. Estou curiosa para ver a reação dos participantes”, revela.

Os participantes também irão refletir sobre plataformas digitais, como o YouTube, que oferecem muito espaço para a propaganda e a forma que ela atrai o público infantil. Maria Clara Monteiro, publicitária e doutoranda pela UFRGS, vai problematizar uma série de temas envolvendo a publicidade infantil, que é proibida por lei. Ela vai apresentar questões sobre a percepção das crianças diante às propagandas e como a publicidade trabalha para persuadir os pequenos telespectadores.

“Será que mudou muita coisa? Como a publicidade consegue persuadir a infância?”, indaga. Segundo Maria Clara, o público será instigado a discutir as formas de persuasão e o quão importante são as pesquisas sobre as implicações sociais dos produtos midiáticos. ”Acredito que o Seminário é uma excelente oportunidade para os alunos questionarem problemas atuais da Comunicação e trocarem ideias, dúvidas e experiências com os participantes de forma enriquecedora”, completa.