Primeira noite do seminário debate impasses da Comunicação

Foto: Alessandro DavilaFoto: Alessandro Davila

O 3º Seminário de Comunicação Integrada começou com música boa, um documentário da melhor qualidade e um bate-papo franco e sincero com o cineasta Giba Assis Brasil e o jornalista cultural Roger Lerina. Durante a noite, os alunos dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda assistiram o documentário ‘O Mercado de Notícias’, filme dirigido por Jorge Furtado, que discute questões inerentes ao Jornalismo. A obra é baseada na peça homônima de Bem Jonson.

A noite abriu com a cantora Adrielle Gauer, estudante do curso de Licenciatura de Música do IPA, que cantou três músicas autorais. O reverendo Roberval Trindade, da Pastoral Universitária, trouxe uma palavra de reflexão para os presentes. Ele frisou o empenho da instituição e dos professores para realizar o Seminário e afirmou que “vivemos em uma época onde busca pela verdade é de extrema importância e que a opinião própria deve ser baseada em estudos e não apenas por verdades fabricadas por terceiros”.

O coordenador do curso de Jornalismo, Prof. Dr Fabio Berti destacou a relevância do momento atual e salientou a importância do debate reflexivo e crítico no espaço acadêmico. "Este é o momento de obter conhecimento e compartilhá-lo. Dessa forma, tornamos o nosso país rico", afirmou.

Após isso, os participantes puderam assistir ao documentário e fazer perguntas a Giba, em uma conversa mediada por Roger Lerina. O cineasta contou que, apesar de ter produzido o filme há quatro anos, ainda há elementos trabalhados na produção que reverberam nos dias de hoje. “Olhando o filme nos dias de hoje, tenho o pensamento de que estávamos produzindo o documentário de outro país. Mudou muita coisa!”, revelou.

MG 0045 YURIFoto: Yuri Bratti

Ele também comentou sobre o modelo econômico que era procurado na época do longa e que muitos jornalistas debateram ao rolar do filme. Contou que ainda não há um modelo definitivo, mas que as grandes empresas de jornalismo estão bem estruturadas nos meios digitais.

Giba Assis Brasil problematizou a questão da imprensa burguesa, que ainda é vista com mais credibilidade do que outras. "As pessoas possuem a ideia de que terão a informação completa de uma notícia em determinado site, apenas por aquela plataforma estar representando digitalmente um grande jornal", ponderou.

MG 0097 yuriFoto: Yuri Bratti

Lerina falou que concorda com a parte do documentário onde o jornalista Jânio de Freitas diz que o futuro do jornalismo depende dos jornalistas. Para ele, enquanto os comunicadores tiverem a consciência da sua função perante à sociedade, souberem ‘separar o trigo do joio’ e estar sempre em busca da verdade, haverá jornalismo. “Os jornalistas têm que ter esse norte, principalmente os que estão nos grandes veículos de comunicação”, aconselhou.

MG 0086 yuriFoto: Yuri Bratti

O 3º Seminário de Comunicação Integrada segue até a quinta-feira, dia 04 de outubro, às 19h, no Centro Universitário Metodista IPA. Hoje (2.10), acontecem os Meetings com profissionais do mercado e pesquisadores da área da Comunicação.

Victor Magalhães, SEO e BI Director da Agência Cadastra e a Dra. Ana Júlia Possamai, Cientista Política e pesquisadora na UFRGS falarão sobre Dados Abertos e Big Data e como filtrar informações por estas ferramentas.

No meeting “Consumo de Informações: o que o público quer do Jornalismo” Dra. Gisele Reginato, Assessora de Imprensa da Susepe, levará o público a questionar o que é um bom jornalismo e como a sociedade enxerga o papel do jornalista.

Paula Gularte, Engenheira de Software/UX e Product Owner da plataforma de chatbots da Zenvia, fará um comparativo entre Marketing Digital e Marketing Conversacional. Ela também realizará uma atividade com os presentes sobre Mapeamento e Identificação da persona de uma marca.