3º Seminário de Comunicação Integrada encerra em grande estilo

1 sFoto: Alessandro Davila

A noite de encerramento do 3º seminário de Comunicação Integrada do IPA reuniu três profissionais que inovam no mercado da Comunicação. Márcio Irion, presidente da RDC TV, Alberto Freitas, sócio-proprietário da Agência Matriz e o jornalista André Haar compartilharam experiências e projetos com os acadêmicos. A conferência foi mediada pela publisher da Coletiva.net, Márcia Christofoli.

5 sFoto: Yuri Bratti

O evento teve a apresentação de estreia do grupo musical Cantarte, formado pelos alunos do curso de Licenciatura de Música do IPA.  Entre as músicas apresentadas, eles cantaram o clássico “Let My People Go”, de Louis Armstrong e o sucesso “Sem Ar” do cantor brasileiro D’Black.

O Reitor, do Centro Universitário Metodista IPA, Prof. Dr. Norberto Garin destacou a importância do debate público e da busca pela verdade. Ele também saudou a atuação dos professores em realizar o seminário. Acredita que eventos desse porte, mobilizam a sociedade a pensar sobre diversos elementos importantes para a Comunicação.

6 sFoto: Alessandro Davila

O presidente da RDCTV iniciou a rodada de apresentação entre os convidados. Irion falou sobre a proposta da RDC TV, de gerar conteúdo 100% local. Defendeu a ideia de uma emissora com programação seletiva, multiplataforma e que dá espaço para todos. O profissional destacou as pautas relacionada ao esporte, onde há diversidade, com espaço para atletas de diferentes áreas. Finalizou afirmando que a proposta não é bairrista, e sim, uma forma de integrar o Estado e crescer junto.

4 sFoto: Alessandro Davila

O sócio-proprietário da Agência Matriz, Alberto Freitas reforçou que o mundo está em constante mudança. O publicitário explicou que é importante refletir em novas formas de conectar marcas e pessoas, para haver diversidade e compartilhamento. Também ponderou que debater o mercado da Comunicação em espaços acadêmicos, mostra que a universidade está formando seus alunos para profissões que ainda nem existem. Mencionou o lançamento da nova Matriz, que será realizado no dia sete de novembro. A agência tem a proposta de trabalhar a partir de três elementos: design, impacto e inovação.

2sFoto: Alessandro Davila

Em seguida, André Haar, jornalista do Grupo Record, contou sobre sua experiência, desde o começo da carreira e realizou um comparativo em relação ao jornalismo anos atrás e o atual. O apresentador, com bom humor, reforçou o fato de que, com a inovação e a tecnologia, a informação pode ser transmitida em qualquer lugar e de qualquer forma. Ele revelou que acompanhou os avanços da Comunicação. Em suas experiências, Haar deixou claro que o comunicador precisa se atualizar junto ao mercado, principalmente no Jornalismo. Salientou que a interatividade no jornalismo é necessária para entregar um produto ágil, factual e que possua as informações que o espectador deseja.

3 sFoto: Alessandro Davila