Alunos participam de cobertura eleitoral junto à equipe da RDC TV

materia ilana

Acadêmicos do curso de Jornalismo cumpriram com duas obrigações neste domingo de eleições: votar e exercer a nobre função do jornalismo de informar a sociedade sobre o dia de votação. Eles participaram da cobertura do primeiro turno do pleito de 2018 junto à equipe de profissionais da RDCTV. O grupo, formado por quatro alunos e coordenado pela Prof. Dra. Valéria Deluca, teve a responsabilidade de criar conteúdo em texto e foto para o site e redes sociais da emissora, checar dados que chegavam à redação e buscar junto às autoridades, informações de interesse público.

Para a professora Valéria, a experiência é necessária. “Eles precisam vivenciar a adrenalina de uma cobertura de eleição e experimentar o jornalismo na prática desde do começo de sua formação”, ressaltou. Ela lembrou que “está no DNA do Jornalismo do IPA colocar os alunos à prova, oportunizando situações em que tenha que tomar decisões, pesquisar, checar informações, produzir conteúdo e disponibilizar o resultado de todo esse trabalho para a sociedade”.

Bruno Dornelles, aluno do segundo semestre, vivenciou esta oportunidade intensamente. Estagiário do Multiverso IPA, a agência experimental do curso, comentou o orgulho pelo trabalho realizado pela equipe e o sentimento de satisfação pós-cobertura. “Foi um momento importante de aprendizado. A primeira vivência em uma cobertura eleitoral é inesquecível para um jornalista. Só tenho a agradecer a oportunidade que a RDC TV proporcionou a mim e aos meus colegas”, disse.

Ilana Xavier, que também faz estágio no Multiverso, salientou que as oportunidades promovidas pelo IPA são de grande valia na sua formação. "O sentimento a cada cobertura é de orgulho, orgulho da equipe que está comigo, de ser aluna de um curso de Jornalismo que propõem vivências grandiosas, orgulho por cumprir os desafios com responsabilidade e dos professores engajados, que são nossos aliados em todos os momentos", destacou.

Bianca Bueno está próxima da conclusão do curso e destacou a importância da atividade. “Ela foi essencial para me deixar mais preparada para a realidade do mercado de comunicação, que exige agilidade e competência, principalmente quando se trada das mídias digitais”. Juliane Lucca também considerou a experiência enriquecedora. “Entender e vivenciar como funciona a produção ao vivo, em um momento importante como as eleições, foi muito importante para a minha formação e uma oportunidade ímpar de aliar a teoria com a prática”.

O grupo está ansioso para a cobertura do segundo turno das Eleições, que acontece no dia 28 de outubro.