Vídeo produzido por alunos de Estágio II emociona os presentes no lançamento da 25ª Corrida pela Vida

ici 4

Os estudantes da disciplina de Estágio 2, do curso de Jornalismo, produziram um minidocumentário para o lançamento da 25ª Corrida pela Vida, evento promovido pelo Instituto do Câncer Infantil (ICI) e Outback Barra Shopping Sul. Durante o semestre, os estudantes são responsáveis pela geração de uma série de conteúdos em apoio às ações promovidas pelos Instituto.

Para o evento, os acadêmicos produziram um filme que conta uma história de superação. O depoimento emocionante Germano Hofler encantou a todos. Ele é voluntário e vive o Papai Noel do ICI. No vídeo, ele conta que aos 17 anos foi vítima do câncer e passou por um ano e dois meses de tratamento até a superação da doença.

ici 2

Germano ressaltou a emoção de ver o vídeo e a importância de materiais que disseminem as ações de voluntariado e de luta pela cura. “Todas as vezes que conto minha história, é como se eu estivesse superando a doença mais uma vez. Contar a história é uma forma de fazer com que as pessoas se sensibilizem e se engajem na luta contra o câncer”. Emocionado, ele falou sobre a importância de despertar a empatia e o olhar das pessoas que estavam presentes. “Gostaria que todas as crianças e adolescentes que passam por essa luta tivessem condições de atendimento em Instituições tão comprometidas quanto o Instituto do Câncer Infantil”, completou.

ici 10

Para Algemir Lunardi Brunetto, presidente do ICI, é de suma importância o trabalho dos alunos do IPA. “Fiquei muito emocionado com o vídeo. Ficou nítido a sensibilidade e o olhar humano dos envolvidos no trabalho. É lindo ver o engajamento da academia nas atividades da Instituição”, contou. Sobre a relevância da divulgação das ações, Brunetto disse que é necessário despertar a empatia das pessoas e demonstrar que o Instituto do Câncer Infantil é uma Instituição diferente.

ici 6

A coordenadora de Desenvolvimento Institucional do ICI, Fernanda Furtado destacou o orgulho de ter firmado a parceria com o IPA e frisou que se dependesse dela, não teria fim. “Os alunos têm nos surpreendido no quesito comprometimento. Todos muito interessados e solidários. É uma pena que o combinado é que seja apenas durante esse semestre, porque, por mim, a parceria é tão proveitosa para ambos os lados que não deveria ter fim”.

ici 9

A Profa. Dra. Valéria Deluca, responsável pela disciplina, conta que a parceria iniciou em agosto. “Já participamos do MacDia Feliz e do Pedal pela Vida. Agora nossa atenção está voltada para a Corrida pela Vida. Está sendo uma experiência apaixonante, por dois motivos: os alunos estão colocando seus conhecimentos em assessoria de comunicação em prática e estamos exercitando a empatia e o voluntariado”, comenta ela, emocionada com os resultados obtidos até o momento.

Sobre a possibilidade de manter a parceria entre o IPA e o ICI, a professora concorda com Fernanda. “Penso que podemos conversar e ver como essa parceria pode dar novos frutos e por mais tempo. O curso de Jornalismo se sente horado de ter este retorno por parte do Instituto. Fico muito feliz de saber que nossos estudantes estão produzindo materiais com qualidade técnica e que tocam profundamente as pessoas”.

Confira o vídeo produzido pelos alunos da disciplina de Estágio 2, do curso de Jornalismo do IPA: