Cursos de Comunicação participam do XIII Salão de Iniciação Científica e Extensão

salão capa Foto: Yuri Bratti

Três, dos quatro trabalhos de Iniciação Científica apresentados nesta segunda-feira (22/10) no Prédio A do Campus Central do IPA, são fruto do empenho dos acadêmicos de Comunicação. Lara Herschdorfer e Bruna Alves representaram a Publicidade e Propaganda com os trabalhos Diagnóstico de Cenário do Departamento de criação da Agência Cadastra e Conceito de Product Placement, respectivamente. Já o estudante Marco Antônio Moreira desenvolveu o tema Jornalismo para a Cidadania, um projeto de extensão junto a alunos do CIEE-RS.

Lara contou detalhes sobre a pesquisa realizada, em parceria com a colega Rafaela Gomes, na Agência Cadastra, ainda no primeiro semestre do curso.  “Foi muito produtivo. Por meio de conversas com os profissionais foi possível identificar as características e as dificuldades da área”, relatou.  A estudante destaca que a seleção de um trabalho realizado no início do curso permitiu perceber a relevância da pesquisa. “Foi uma experiência única apresentar para uma banca avaliadora, ouvir pontos de vista e críticas construtivas, isso acrescentará nas exibições futuras. Além disso, o exercício de defender um trabalho é fundamental na aprendizagem acadêmica”, comemorou.

Marco e LaraFoto: Yuri Bratti

Marco Antônio Moreira falou sobre a experiência obtida no projeto de extensão do IPA junto ao CIEE-RS e as atividades desenvolvidas pela equipe do Multiverso durante as visitações dos alunos no IPA. “As práticas desenvolvem e demonstram a importância da Comunicação. Os alunos do CIEE saem daqui conscientes e utilizando, mesmo que basicamente, ferramentas importantes da área”, explicou.

Marco comentou ainda a importância de participar na Iniciação Científica logo no início de curso. “Agrega positivamente no currículo. Quanto mais cedo o aluno ingressa em um projeto de pesquisa ou extensão, mais experiência ele obtém para concorrer a uma vaga no mercado de trabalho”, salientou.

Em fase de conclusão do curso, Bruna Alves trouxe o conceito de Product Placement, maneira com a qual as marcas se inserem no contexto de um filme. Para isso, ela usou o case do filme Viva – A Vida é Uma Festa, em que analisou a presença da marca Coca-Cola.

brunaFoto: Yuri Bratti

A coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda e orientadora de um dos trabalhos, professora Me. Nancy Vianna, reforçou a importância de estimular a pesquisa científica desde o início da graduação. “Vi, no interesse dos alunos, uma oportunidade de incentivar uma imersão. Ida a campo, coleta de informações e entrevistas propiciaram a construção de um material que poderia ser usado tanto para apresentações, quanto para aprendizado”, apontou. Ela ainda abordou a relevância de conscientizar o corpo discente sobre valor da pesquisa. “Eles precisam saber que o que fazem também é ciência”, defendeu.

Para a professora Drª. Valéria Deluca, coordenadora do Multiverso, o momento foi gratificante. “Orientei trabalhos de ingressante, de aluna que está às vésperas de terminar a graduação, além de uma egressa. Isso demonstra a necessidade da pesquisa e dos projetos de extensão. Além de afirmar o fato de que a Universidade é indispensável e que precisa acontecer presencialmente, não à distância. Tudo isso, porque ela requer interação”, esclareceu.

marco e lara profsFoto: Yuri Bratti

Além das pesquisas na área da Comunicação, o primeiro dia do Salão contou ainda com a apresentação da graduanda em Psicologia Bruna Vieira Dorneles, sobre a importância dos contos de fadas na formação das crianças e na vida dos adultos. “Ter histórias que nos fazem acreditar em dias melhores, transmite esperança”, destacou.