Egressas apresentam artigos orientados pela Profa. Maristela Franco em evento científico

sicAlina dos Reis Foto: Arquivo Pessoal

Duas egressas do curso de Administração do IPA apresentaram suas pesquisas no XXX Salão de Iniciação Científica da UFRGS. O evento deste ano teve como tema “Vozes Diversas, Diferentes Saberes”. Treicy Catrine Gonçalves Batista e Alina Schmitt dos Reis defenderam os artigos orientados pela docente do curso de Publicidade e Propaganda, Profa. Me. Maristela Franco, sobre Gestão e Marketing.

Segundo a percepção da professora Maristela, as produções de iniciação científica dos alunos do IPA estão muito boas. “Assisti as apresentações de alunos de outras IES e pude observar que os trabalhos da Alina e da Treicy estavam muito adequados, tanto no que diz respeito aos temas quanto ao processo metodológico”. Sobre a importância do assunto abordado, Maristela acredita na proximidade da área de Gestão com o Marketing. “Observo que atualmente, as empresas estão com olhos voltados para o processo mercadológico, pois esta área auxilia na compreensão das necessidades do mercado alvo”, pondera.

sic1Treicy Batista Foto: Arquivo Pessoal

Ambas alunas destacaram o apoio da professora no processo de pesquisa. “Ela se dispôs a nos inscrever no evento, apesar das etapas burocráticas que envolvem participar do evento”, relembra Treicy ao descrever o empenho de Maristela ao ajudá-la quando surgiam dúvidas. “Ela foi uma ‘mãezona’. Em nenhum momento, desde o TCC1, ela me deixou na mão. Como já vínhamos de uma longa caminhada trabalhando, o SIC reforçou a minha certeza de que ela é uma excelente profissional”, complementa.

Treicy defendeu o artigo intitulado ‘A importância do Marketing em uma empresa de pequeno porte da área da saúde’. Para ela, a apresentação no SIC foi importante em sua jornada acadêmica. “Senti que todo meu esforço, em um ano e meio, para desenvolver a pesquisa valeu a pena. Foi ima experiência que agregou na minha visão sobre o marketing. Eu, como futura administradora, o colocarei em prática profissionalmente”, comemora.

Alina falou sobre o papel das redes sociais, com ênfase no Facebook e Instagram, para a captação de clientes em pequenas empresas no setor de moda e acessórios. Apesar da timidez, ela conta que foi gratificante participar do evento.  “O Salão de Iniciação Científica foi a primeira apresentação do projeto, após a banca. Foi uma experiência surreal, pois nunca participei de um evento com tamanha representatividade”, revela.