Disciplina de Assessoria de Comunicação recebe o coordenador da Ascom do MPT-RS

IMG 7365Foto: Rafaela Santos

O coordenador da Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Trabalho (MPT - RS), Flavio Portela participou um bate-papo com os alunos do curso de Jornalismo. Ele contou sobre sua experiência como assessor e apresentou o funcionamento e os processos envolvendo a comunicação em no órgão público.

Convidado pelo Prof. Me. Renato Sagrera, que ministra a disciplina de Assessoria de Comunicação, Portela explicou sobre as funções exercidas pelo MPT e os conhecimentos necessários para atuar em um órgão que atende esse segmento. Ele destacou os desafios do dia a dia, como traduzir para uma linguagem acessível os termos jurídicos e como conciliar a assessoria a todos os procuradores. A Assessoria de Comunicação do MPT é composta por quatro pessoas e atende a 62 procuradores.

IMG 7366Foto: Rafaela Santos

Portela também esclareceu o que é noticiável nas ações do MPT e a importância dessas atividades chegarem ao conhecimento do público. Depois da palestra, os alunos fizeram perguntas sobre o trabalho realizado pela equipe do jornalista. Em duplas, questionaram sobre o planejamento, as dificuldades do trabalho, as campanhas e materiais desenvolvidos, a relação com a imprensa, entre outros assuntos pertinentes à rotina de uma Assessoria de Comunicação.

A estudante de Jornalismo Andressa Souza destaca a relevância da presença em sala de aula de quem tem uma longa trajetória profissional. “Acho muito importante a presença de profissionais do mercado que reforcem e apresentem a prática das teorias que estudamos ao longo da disciplina. A presença do Portela é importante para fecharmos o semestre e o aprendizado com um olhar voltado para a assessoria de comunicação em órgãos públicos”.

Flavio Portela é formado em Comunicação Social, foi chefe de reportagem do Correio do Povo e Gerente de Jornalismo da Rádio Guaíba.

.be