Parceria entre Jornalismo do IPA e CIEE-RS está de aniversário

9061 cieeFoto: Alessandro Davila

A parceria entre o curso de Jornalismo do Centro Universitário Metodista IPA e o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE/RS) completa três anos em 2018. Iniciada em 2015, a união resultou em um projeto de extensão, que resultou em atividades para mais de 400 jovens, alunos do programa Cidadania e Talento.com.

Oficinas de rádio, televisão, fotografia e produção de blogs são realizadas durantes as visitas. Nos encontros, a equipe do Multiverso auxilia na produção de materiais, que posteriormente são postados Blog Jornalismo e Cidadania e também enviados para o CIEE-RS e usados na formatura dos alunos. No último encontro, a turma realizou debates no estúdio de rádio e gravou programas de TV, atuando como produtores e videomakers.

A parceria foi reconhecida pelo XIII Salão de Iniciação Científica do IPA. Durante o evento, o projeto de extensão, intitulado Jornalismo para a Cidadania, à qual as atividades estão vinculadas, foi apresentado pelo aluno extensionista Marco Antônio Moreira, que está cursando o segundo semestre do curso de Jornalismo. Nas duas sessões que Marco apresentou o projeto,  o estudante foi considerado destaque.A parceria foi reconhecida pelo XIII Salão de Iniciação Científica do IPA. Durante o evento, o projeto de extensão, intitulado Jornalismo para a Cidadania, à qual as atividades estão vinculadas, foi apresentado pelo aluno extensionista Marco Antônio Moreira, que está cursando o segundo semestre do curso de Jornalismo. Nas duas sessões que Marco apresentou o projeto,  o estudante foi considerado destaque.

A coordenadora do Multiverso, Profª. Drª. Valéria Deluca, uma das coordenadoras do projeto de extensão, explica que ter a oportunidade de receber os jovens é um presente. “Poder alertá-los sobre a importância da comunicação e da internet, não só no mundo do trabalho, mas, como condição para construir uma sociedade mais justa e igualitária é contribuir para uma juventude mais consciente e atuante”, ressalta. Ela fala da satisfação do curso de Jornalismo do IPA participar do Programa Cidadania e Talento.com: “temos muito orgulho de estar ao lado de grandes nomes e poder compartilhar os conhecimentos que produzimos no espaço acadêmico com a comunidade”.

Para os participantes Yasmin Vargas e Guilherme Garin, foi a chance de adquirir novos conhecimentos e expandir os horizontes. Ambos destacaram o fato de poderem ouvir a opinião do próximo e se posicionar sobre temas complexos e também defenderem seus ideais. Para eles, a experiência os ajudou muito a decidir os planos futuros.Para os participantes Yasmin Vargas e Guilherme Garin, foi a chance de adquirir novos conhecimentos e expandir os horizontes. Ambos destacaram o fato de poderem ouvir a opinião do próximo e se posicionar sobre temas complexos e também defenderem seus ideais. Para eles, a experiência os ajudou muito a decidir os planos futuros.

Marcelo Silva, também integrante das oficinas, agradeceu a oportunidade de estar no IPA e poder debater diversos assuntos. Salientou que as oficinas são importantes para transmitir uma mensagem para os futuros participantes do programa. Revelou ter achado incrível fotografar ao redor do campus, pois, segundo ele, foi uma atividade muito divertida e que serviu para descontrair.