A Casa sem CEP: Lançamento dos produtos do projeto emociona o público

LANÇAMENTO PÚBLICO
Foto: Alessandro Davila

A apresentação dos resultados do projeto transmidiático e interdisciplinar A Casa sem CEP, comoveu o público presente, ontem (04), no Auditório Oscar Machado. O lançamento da websérie, dos cartões postais, da revista Inbox e da exposição fotográfica reuniu representantes da Reitoria do IPA, professores, estudante. Também prestigiaram o vento os integrantes do Jornal Boca de Rua, veículo destinado a informar sobre as movimentações de moradores em situação de rua.

Como de costume, a abertura contou com uma palavra da Pastoral, representada pela Pastora Joziane Silvério. Ela comentou sobre o olhar sensível que o projeto proporcionou. “A Casa sem CEP é uma oportunidade de observarmos a vida de quem precisa de nós. Que bom que vocês nos fizeram lembrar deles. O olhar de vocês foi muito bonito, vocês conheceram essas pessoas, suas histórias e quem elas são. Não foi apenas um trabalho feito no automático, foi algo profundo e grandioso”, afirmou.

LANÇAMENTO PASTORA
Foto: Alessandro Davila

Para o Prof. Dr. Norberto Garin, Reitor do Centro Universitário Metodista IPA, o projeto A Casa sem CEP está alinhado com as propostas e visão da Instituição. “Procuramos, sempre que possível, lançar esse olhar para os direitos das pessoas, os direitos humanos, o humano”, explicou. Os produtos fizeram com que ele lembrasse de uma situação vivenciada há anos atrás. “Certa vez tive a oportunidade de compor uma música, juntamente com outros colegas. A canção se chamava Andarilho”, relembrou com emoção.

LANÇAMENTO REITOR
Foto: Alessandro Davila

O coordenador do curso de Jornalismo, Prof. Dr. Fabio Ramos Berti falou sobre a função social da Comunicação: “em nome de todos os envolvidos nesse belo projeto, eu quero agradecer quem trabalha com Comunicação Social e quem respeita a Comunicação Social. Tudo isso, porque vivemos um momento difícil, principalmente em era de Fake News, ferramenta essa que nos desabona enquanto profissionais”. Para ele, os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda estão trabalhando de forma primorosa as aspectos sociais da comunicação.

Para a Profa. Ms. Nancy Vianna, coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, é importante que tudo o que foi proposto mude a vida e o pensamento de todos que estavam engajados durante o semestre. “Tudo isso possibilitou um olhar humano com relação a todas essas pessoas. Que continuemos exercitando isso daqui para a frente”, disse. Ela ainda comentou o engajamento dos alunos no processo. “Superou as expectativas”, comemorou ela.

LANÇAMENTO COORDENADORES
Foto: Alessandro Davila

A Profa. Dra. Sandra Bitencourt apresentou um dos produtos do projeto, a revista Inbox, publicação editada pelos alunos do segundo semestre do curso de Jornalismo. Ela enumerou as questões foram trabalhadas com os estudantes: “abordamos desde o conceito e o percurso histórico do que é uma casa até a captura de histórias de vida, depoimentos de quem vive nas ruas, descrição de projetos de voluntariado e ocupação, passando ainda por questões jurídicas, legais e sociais que envolvem o direito do cidadão à moradia”. Ela explicou que “foi possível explorar diversos ângulos da temática moradia, aliando-o a diferentes plataformas, o que facilita o aprofundamento do conteúdo”. A revista Inbox é uma atividade interdisciplinar que reúne as disciplinas Projeto Interdisciplinar: Mídias Sociais e Planejamento Editorial e Gráfico, ministradas pela professora Sandra e Profa. Dra. Valéria Deluca, respectivamente.

Lançamento sandraFoto: Alessandro Davila

Antes de dar início à Websérie, o Prof. Ms. Alex Ramirez, mentor do projeto, explicou os motivos de ter proposto as atividades aos coordenadores, professores e alunos. “Moro ali na Cidade Baixa, via os meus vizinhos sem CEP, eles ocuparam durante dois anos aquele espaço. Como eles estavam ali há bastante tempo, eu participei até de churrasco com eles. Tudo isso fez com que eu pensasse em algo que pudesse ajudá-los, ou ao menos dar visibilidade para eles. Nós não tínhamos a pretensão de trazer soluções, mas provocar as pessoas a dedicarem um olhar humano e sensível para com esses moradores”, contou.

LANÇAMENTO ALEX
Foto: Alessandro Davila

Durante a exibição da Websérie, o representante do Jornal Boca de Rua e morador em situação de rua, Carlos, pediu a palavra e emocionou os presentes. “Nós não somos diferentes de todos que estão aqui, nós somos iguais. Nossa única diferença é não ter uma casa”, falou. Para ele, a falta de políticas públicas e as falhas no programa Aluguel Social são dois dos agravantes da situação.

Lançamento boca de ruaFoto: Alessandro Davila

Links para prestigiar nosso trabalho:

Blog: https://acasasemcep904024010.wordpress.com/

Revista InBox: https://issuu.com/multiversoipa/docs/inbox_