· · ·

IPA Novos Ares comemora resultados das atividades

ipa novos ares 1Foto: Alessandro Davila

Com o conceito ‘Se é difícil parar de fumar, troque’, criado pela equipe do Multiverso, o projeto de extensão IPA Novos Ares incentiva a substituição do hábito de fumar por uma atividade mais saudável. Com trabalhos iniciados em agosto, os responsáveis pela ação, Profa. Ms. Cibeli Prates e Prof. Dr. Jefferson Veronezi, acompanhados por Renata Ferrari, bolsista do projeto e Maria Dioraci Loci, participante que persistiu até o fim do programa, fizeram o encerramento das atividades na última terça-feira (04).

Para a professora Cibeli, o projeto não tem a intenção de ser punitivo, nem de julgar se a pessoa está certa ou errada por ter o hábito de fumar. “Nosso principal objetivo de dar visibilidade aos benefícios que se obtém ao parar de fumar. O ganho de saúde, de capacidade para atividades físicas e uma convivência maior com os amigos”, esclareceu.

ipa novos ares 2Foto: Alessandro Davila

Maria, auxiliar de serviços gerais no IPA, comemora os resultados obtidos através da participação no projeto. “Hoje em dia eu passo bem, já comprei até uma torradeira com o dinheiro do cofrinho – dado pelos responsáveis para guardar o dinheiro que seria usado para comprar cigarro. Ainda fumo um por dia, porque me traz sossego, mas perdi a compulsão”, comentou. Para ela, o hábito é um sinônimo de rebeldia. “Ninguém da minha família é fumante, quando eu iniciei no vício, eu fumava sozinha. Era uma fumante sem-vergonha, fumava escondido até dos meus amigos”, finalizou.

ipa novos ares 3Foto: Alessandro Davila

O grupo esclarece que no próximo semestre, o projeto será aberto para toda a comunidade acadêmica. “A expectativa é que tenhamos um ambiente livre do cigarro. Vamos organizar grupos de apoio para os fumantes, com uma equipe multiprofissional”, antecipou Cibeli.

Para informações, envie e-mail para: cibeli.prates@ipa.metodista.br.

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado

· · ·