A Casa sem CEP: visita do programa Quartas Intenções provoca repercussão

307Foto: Alessandro Davila

Para conhecer a exposição fotográfica e assistir a websérie A Casa sem CEP, o Centro Universitário Metodista IPA recebeu a visita representantes do projeto Quartas Intenções: um encontro real com seu amigo imaginário. A iniciativa é um programa realizado por usuários, residentes e trabalhadores dos serviços de saúde mental do Grupo Hospitalar Conceição (GHC).

Durante o encontro, o mentor do projeto, Prof. Ms. Alex Ramirez, apresentou aos convidados as fotografias e produtos audiovisuais, resultado do trabalho de alunos e professores dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda. O objetivo foi proporcionar um debate sobre o que foi percebido. Ao final das apresentações, foram levantadas questões sobre o olhar humano e a conexão projeto com o conceito de casa, além da relação que está estabelecida entre os moradores em situação de rua e os alunos que produziram os episódios.

MG 0178Foto: Alessandro Davila

Para Pamela Braz, residente no GHC, “o projeto conceitua a visão que temos sobre casa, valorizando a ideia dos participantes dos vídeos”. Ela comentou a repercussão que a visita provocou: “para os moradores, o projeto tem força para buscar a empatia da sociedade. A preocupação com a demonstração da realidade foram pontos que chamaram a atenção”.

Marta Orofino, coordenadora do programa, comentou que o projeto A Casa sem CEP demonstra uma nova forma de contar histórias. Ela disse que, apesar de ter vivência cotidiana, o projeto trouxe reflexão. “Foi importante para mim, que venho da área da saúde, poder ver esse material, que é capaz de trazer tamanha empatia”, afirmou. Ainda sobre o material, ela destacou que “os vídeos trazem a singularidade de cada um, demonstrando o quanto somos iguais, independentemente de nossas diferenças”, completou.