Escola de Comunicação e Hospitalidade: a integração faz força

TjpFoto: Arquivo pessoal

Os cursos de Jornalismo, de Turismo e de Publicidade e Propaganda passam a ter uma gestão integrada. O resultado é a criação da Escola de Comunicação e Hospitalidade. A ideia foi proposta e defendida pelo Prof. Dr. Fabio Berti, que vai coordenar as três graduações. Anteriormente, coordenados pela Profa. Ms. Nancy Vianna (PP) e pelo Prof. Dr. Guilherme Bridi (Turismo), os cursos já desenvolviam atividades em conjunto no ambiente acadêmico. A parceria tem como resultados eventos realizados, publicações científicas e livros.

Os detalhes do projeto foram apresentados aos docentes dos cursos em reunião na semana passada. No Welcome Home, que acontece em 11 de março, os discentes conhecerão os detalhes do projeto. A proposta traz ações nos campos da pesquisa, extensão e ensino que permitem a construção de novas abordagens e metodologias convergentes visando à qualificação da relação ensino-aprendizagem. "A integração busca respeitar as questões específicas de cada curso e preservar suas identidades, com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais", mencionou Berti.

O coordenador salientou que a gestão dos cursos vai acontecer de forma colegiada e tem como principais objetivos "realizar atividades integradas, formando profissionais éticos e críticos, gerando conhecimento na área das Ciências Sociais Aplicadas, interagindo com a comunidade e compartilhando soluções inovadoras e sustentáveis". Entre as atividades consolidadas que serão potencializadas a partir deste ano, estão as missões acadêmicas nacional e internacional, realizadas anualmente pelo curso de Turismo e que passam a contar com o envolvimento dos demais cursos desde o planejamento até a viagem. As publicações científicas e os livros também são prioridades para a integração das áreas. Outro ponto a ser destacado são as ações de extensão, especialmente com a criação de produtos em áudio e vídeo para a web.

O professor Fabio faz questão de salientar o empenho e a dedicação dos coordenadores anteriores. "Aproveito para agradecer aos professores Nancy e Guilherme pela condução dedicada e competente que deram aos cursos de PP e Turismo, respectivamente, e que seguirão colaborando nessa nova missão". Ele ressalta que toda a condução realizada por eles foi fundamental para que esta nova proposta se torne uma realidade de sucesso.