#TBTexto: O Multiverso

final enviar 05

O TBTexto é a nova editoria do nosso portal. A partir de hoje, 21 de março, nas quintas-feiras, vamos trazer notícias que marcaram a história dos cursos de Jornalismo, de Publicidade e Propaganda e de Turismo. Assim como a hashtag #TBT é usada para fotos de momentos que valem recordar ou deixaram saudade, nossos textos trarão momentos especiais registrados pelo Multiverso

Nada mais justo do que começar recordando o momento em que o Multiverso foi anunciado. Durante Semana Acadêmica Lifestyle na Comunicação, em outubro de 2015, foi apresentada aos alunos e docentes, a agência de Comunicação Integrada Multiverso, que desde então é responsável pela organização e divulgação de todos os eventos e notícias ligadas aos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda e, atualmente, também do curso de Turismo.

O Multiverso acumula, em seu portfólio, diversas coberturas, parcerias, desafios e projetos. Além disso, foi a primeira experiência de mercado para diversos estudantes. Um dos ex-estágiarios foi Ramiro Gasañol, discente do curso de Jornalismo. Ele conta que foi sua primeira experiência fora da sala de aula. “Foi na agência que tive a oportunidade de transformar a teoria em prática. Seja propondo pautas, entrevistando pessoas, redigindo textos, fotografando ou qualquer outra maluquice, que a gente pensava, desde podcast até YouTube. Tínhamos muito apoio”, relembra. Ramiro ainda fala sobre o incentivo que recebeu da coordenadora, Profa. Dra. Valéria Deluca. “Uma coisa nunca mudou: a gente sempre foi motivado a experimentar”, comenta. Para ele, foi justamente o incentivo que o preparou para enfrentar o mercado de trabalho.

Para a coordenadora do Multiverso, as agências e os laboratórios de experimentais são como um playground. “Aqui os alunos têm liberdade para criar e executar projetos, colocar a mão na massa de verdade. Nossos canais e plataformas estão à disposição para veicular conteúdos produzidos por eles em diferentes formados. Aqui, eles podem errar e acertar, sem medo, sem culpas, somente com o objetivo de aprender, para quando chegarem ao mercado, oferecerem somente o melhor”, explica, ao comemorar o sucesso do espaço.

Valéria destaca ainda que o ambiente experimental é fundamental para a formação dos estudantes. “Na agência, os alunos estão sob a nossa orientação. Fazemos questão de trabalhar além dos conhecimentos técnicos. Estimulamos e damos liberdade para o agir. É importante que os acadêmicos se sintam seguros para opinar e sair da caixa, fazer diferente”. Ela completa que o Multiverso é um lugar de empoderamento e de promoção da auto-estima e sentimento de liderança junto aos jovens.

O coordenador dos cursos da área da Comunicação e do Turismo, Prof. Dr. Fabio Ramos Berti, diz que o Multiverso demonstra a excelente produção acadêmica dos cursos. Para ele, a agência experimental cumpre seu papel. “Oferece aos estudantes contato permanente com o mercado de trabalho e proporciona divulgação das atividades mais importantes desenvolvidas na faculdade”.

Mentor da Escola de Comunicação e Hospitalidade (ECH), projeto que integra os cursos de Comunicação e Turismo, que foi apresentado no Welcome Home, ele fala sobre o desafio da agência no atual cenário. “O grande desafio de qualquer veículo de comunicação é seguir atual, a busca pelas melhorias nos processos e produção de conteúdo é permanente, buscando e acompanhando a velocidade das mudanças e utilizando as tecnologias digitais. Nesse semestre, em especial, diversas atividades convergem ao tema turismo, valorizando a chegada do curso ao nosso ambiente”, afirma. Ele encerra destacando o potencial da equipe. “Contamos com a liderança qualificada e segura das professoras Valéria Deluca e Nancy Vianna, profissionais do mais alto nível e docentes dedicadíssimas. Nossa equipe técnica é qualificadíssima, nossos alunos e alunas que estagiam são super envolvidos”, finaliza.