#TBTexto: O curso de Turismo e o 1º livro de artigos científicos

final enviar 03

Turismo: uma viagem pelo saber é o título do livro lançado pelo curso de Turismo, em maio de 2015. A publicação, organizada pela Profa. Dra. Claudia de Oliveira Taques Wehmeyer e pelo Prof. Dr. Guilherme Bridi, com organização e edição de Anderson Jackle Ferreira, reúne artigos científicos de 15 alunos. Os textos foram produzidos na disciplina de Técnicas de Pesquisa, ministrada por Claudia durante o segundo semestre de 2014. Com a obra, o Turismo foi o primeiro curso do IPA que a reunir produções científicas em um livro.

Voltado para a sustentabilidade e acessibilidade, os artigos abordam a mobilidade urbana em Porto Alegre, a questão dos resíduos de alimentos da rede hoteleira e destaca o rafting para cadeirantes que ocorre na cidade de Três Coroas. Com destaque para a pesquisa de campo, o livro inclui outras temáticas, organizadas geograficamente para partirem de Porto Alegre para cidades gaúchas, até chegar a outros estados do cenário turístico nacional.

Bridi classifica o material como um marco para o curso de Turismo. “A ideia era ter um livro publicado, não imaginávamos a proporção que o projeto tomaria. Com o envolvimento dos alunos na publicação ficou claro que tínhamos fôlego para ir mais longe”, comentou. Para ele, a publicação traz boas lembranças. “Além do engajamento do corpo discente, os professores trabalharam em conjunto, o que possibilitou o desenvolvimento e a parceria dos cursos de Comunicação e Turismo”, afirmou. De 2015 para cá, o curso acumula 20 publicações, entre livros e a Revista Fólio.