Curso de Turismo participa da Virada Sustentável

avatarsem dataFoto: Divulgação

O final de semana será movimentado em Porto Alegre com a quarta edição da Virada Sustentável. O objetivo do evento é chamar a atenção para questões relacionadas ao conceito de sustentabilidade. Amanhã (05.04), o curso de Turismo do IPA promove uma roda de conversa sobre agroecologia, Turismo Rural e consumo consciente. O evento acontece a partir das 18h30, na Escada da Rua Cônego Viana, 240, que liga o campus IPA Central e o Colégio Americano.

Nessa edição do evento, os temas abordados são a redução das desigualdades sociais (com foco nos imigrantes e refugiados), consumo consciente, saúde e bem estar, parcerias, igualdade de gêneros e mudanças climáticas. A referência para os temas da Virada são os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que compõem a Agenda 2030 da ONU.

Essas metas são propostas para reduzir a pobreza, promover a prosperidade global e o avanço social e proteger o meio ambiente. O coordenador da Virada Sustentável Porto Alegre, Vitor Ortiz explica que os temas são escolhidos pelo Conselho Criativo, que representa diferentes setores envolvidos com a sustentabilidade. “Esse grupo faz o debate e nós analisamos a plataforma de ODS da ONU e escolhemos os temas prioritários para essa edição. Mas as atividades também trabalham outros temas que estão no conjunto dos 17 ODS”.

Nesse ano, o público terá acesso gratuito a 175 atividades e atrações espalhadas por diversos locais da Capital. Na Casa de Cultura Mário Quintana, por exemplo, a programação é organizada por mulheres, em alusão a ODS 5 – igualdade de gênero. Serão realizadas oficinas, rodas de conversa, shows musicais e atividades para crianças.

VS GeralFoto: Divulgação

A Virada Sustentável foi criada em São Paulo, que realiza esse ano a 8ª edição. Na Capital gaúcha, o primeiro evento foi em 2016. Vitor participa da organização desde essa época e conta que a Virada em Porto Alegre tem uma personalidade própria. “Tem coisas que acontecem somente na Virada POA. Uma delas é a chamada pública que fazemos em dezembro, convidando os grupos e movimentos que desenvolvem ações no campo da sustentabilidade a integrarem nossa programação”.

Por conta dessa mobilização, 40 atividades serão promovidas por esses grupos em diferentes locais, fora dos Ecopontos principais (Associação Cultural Vila Flores, Casa de Cultura Mario Quintana,  Parque da Redenção,  Centro Cultural da UFRGS, Praça Júlio Mesquita e Orla Moacyr Scliar ). “Nesse contexto, a Virada é uma vitrine de tudo que se faz em Porto Alegre relacionado à sustentabilidade”, ressalta o coordenador Vitor.

No ano passado, 45 mil pessoas participaram da Virada Sustentável. Nesse ano, a organização espera 50 mil participantes. Essa edição também conta com programações com acessibilidade, com audioguias, audiodescrição e tradutores de LIBRAS em vários espetáculos e oficinas. Para mais informações e a programação completa da 4ª Virada Sustentável Porto Alegre, acesse aqui.