· · ·

#TBTexto: A Biblioteca Virtual

TBTexto ECH

Há três anos, foi inaugurada a biblioteca virtual do IPA, que desde então, pode ser acessada através dos Portais do Aluno ou do Docente.  Entre os e-books, são muitas as opções para os cursos que integram a Escola de Comunicação e Hospitalidade. Os materiais fazem parte de um consórcio de 18 editoras lideradas pela Pearson Brasil. Os títulos podem auxiliar em trabalhos de pesquisa dos alunos de Jornalismo, de Publicidade e Propaganda e de Turismo, principalmente os que estão finalizando seus cursos.  

O bibliotecário Santiago Guedes Barbosa afirmou que existem mais de sete mil títulos no ambiente virtual. ”São lançados novos e-books diariamente. Creio que, só na área da Comunicação, podem ser encontradas mais de 300 obras”, salientou.  Ele comentou a satisfação demonstrada pelo corpo discente.  “As publicações são atualizadas e mensuramos uma utilização constante da plataforma. Os professores e alunos demandam cada vez mais”, pontuou. Santiago ainda evidenciou a principal vantagem da leitura digital. “A velocidade de acesso se destaca. Não tem a limitação física dos materiais impressos”, ponderou.

A Profa. Ms. Maristela Franco, que ministra aulas para os cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Administração, é fã do serviço e utiliza muitos os livros virtuais em suas atividades. “Eu tenho uma disciplina cujo livro usado durante o semestre se encontra na biblioteca virtual”, citou. Para ela, a possibilidade de consultar publicações online facilita a vida dos alunos. “Eles gastavam muito dinheiro com xerox. Os e-books permitem uma maior facilidade de acesso. Ao invés de tirar cópia de algumas páginas, eles podem consultá-las online”, alertou.  A professora afirma que no final do curso, em especial, os alunos utilizam o ambiente com mais frequente. “Na Monografia, TCC, artigos e disciplinas com aporte teórico e pesquisa, é recomendável o uso dos livros virtuais pois se tem um acesso mais fácil. Tu buscas por autores, assuntos e interesses e não precisa se deslocar até a biblioteca física”, analisou. Ela admitiu o apego pelos livros físicos, mas afirmou que já está mais do que acostumada com a biblioteca virtual.  

Para acessar e ter acesso às publicações, basta fazer login nos Portais do Aluno ou do Docente, clicar no ícone Biblioteca Virtual e selecionar suas preferências.

Confira na íntegra a matéria publicada em 21 de abril de 2016.

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado

· · ·