· · ·

Evento sobre a Liberdade de Expressão comemora Dia Nacional de Imprensa

fundo projeção 3 de junho-01.png

Os cursos de Comunicação e de Direito do Centro Universitário Metodista IPA promovem o debate Direito e Liberdade de Expressão, em alusão ao Dia Nacional da Imprensa, comemorado neste sábado. São convidados, o jornalista André Machado, da Band/RS; o desembargador Ney Wiedemann Neto, do TJRS; e a publicitária Laura Borges, head de criação da Paim Comunicação.  O evento acontece na segunda-feira (03/06), a partir das 19h, no Auditório Oscar Machado.

A Profa. Me. Patrícia Outeiral, coordenadora do curso de Direito, destaca que o encontro é importante para reafirmar um dos direitos fundamentais do Estado Democrático de Direito, a livre manifestação do pensamento. Na mesma linha, o coordenador dos cursos de Jornalismo, de Publicidade e Propaganda e de Turismo, Prof. Dr. Fabio Ramos Berti, ressalta a defesa da legalidade e da Constituição Federal, que garante o direito à liberdade de expressão no Brasil. “Debater o assunto na perspectiva do Direito e da Comunicação Social é fundamental para seguirmos sedimentando a democracia brasileira, sempre atentos aos riscos”, pontua.

Um dos organizadores da atividade, Prof. Me. Renato Sagrera, docente do curso de Jornalismo, ressalta que a ideia de promover a atividade surgiu para refletir sobre o atual momento da sociedade brasileira. “É interessante falarmos um pouco mais sobre o que tange à liberdade de imprensa, justamente em uma época repleta de fake news”, afirma. Para ele, a data foi muito bem escolhida. “Nada melhor do que promovermos um debate para reforçar a importância do bom jornalismo, especialmente no que diz respeito ao combate às notícias falsas, que tanto prejudicam a vida cotidiana de milhares de brasileiros”, salienta.

O jornalista André Machado salienta que é necessário estimular a temática com os estudantes. "É uma grande oportunidade de mesclar a minha experiência, todo o conhecimento dos mais jovens e as novas ferramentas de comunicação".

Laura Borges adianta que vai centralizar sua fala na questão ética da Comunicação, em especial da Publicidade e Propaganda, e sobre a coragem de marcas que enfrentam a concorrência. Ela demonstra empolgação com o evento. “Gosto muito de falar em universidades, gosto principalmente de falar com as meninas, estudantes e futuras profissionais. Quero que elas me conheçam e vejam que com um pouco de perseverança é totalmente possível chegar ao comando de uma equipe de criação, assim como eu cheguei”, comentou.

Por sua vez, o desembargador Ney Wiedemann Neto demonstra satisfação e adianta pontos que serão discutidos durante o evento. "Estou muito empolgado para participar desse diálogo construtivo com renomados especialistas do ramo da Comunicação. Vamos tratar da liberdade da imprensa, do direito à informação, dos limites do direito à privacidade e à intimidade de políticos e pessoas públicas. Também vamos discutir sobre o que acontece quando esses direitos são violados, da ponderação dos princípios constitucionais que regulam essa liberdade, da censura e da mordaça”, conta ele, ao lembrar que o uso das redes sociais e da responsabilidade dos usuários e dos provedores, também estão na pauta.

Sobre os Convidados

André Machado é jornalista e atua no Grupo Bandeirantes. É apresentador na Band TV/RS, nas rádios Bandeirantes e Band News RS. Colunista do Jornal Metro, também atuou no Grupo RBS e foi professor no curso de Jornalismo da Unisinos.

Ney Wiedemann Neto ingressou no Poder Judiciário em 1989, atuando como Juiz de Direito nas Comarcas de Osório, Soledade e Porto Alegre. Em 2008, foi promovido a Desembargador, tendo exercido diversos cargos, entre eles a Coordenação-Geral do Centro de Estudos do Judiciário Gaúcho. Também integrou o Conselho de Gestão, Monitoramento e Correição da Jurisdição de 2° Grau do TJRS. Atualmente, exerce sua função na 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça. Na área acadêmica, possui MBA e Mestrado em Poder Judiciário, lecionou em cursos de pós-graduação em Direito Empresarial, na PUCRS e Unisinos, além de ter sido palestrante da Escola da Ajuris, coordenando a disciplina de Prática de Sentença Cível.

Laura Borges é head de criação na Paim Comunicação. Atende clientes como LG, Ferrero, Sicredi, Walmart, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Dakota, Zaffari e Bourbon, O Boticário, Petrobrás, Lojas Renner, entre outros. Também tem passagens pelas agências W3haus, Morya, Super Comunicação e Matriz.

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado

· · ·