Vídeos com o celular é proposta em atividade com o CIEE/RS

A imagem pode conter: 48 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e área internaFoto: Alessandro Davila

Como acontece há quase quatro anos, os cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda do IPA, com o apoio do Multiverso, recebeu alunos do projeto Cidadania e Talento.com, desenvolvido pelo CIEE/RS, com a finalidade de capacitar jovens para o mercado de trabalho. Com idades entre 14 e 17 anos, os mais de 40 adolescentes participaram de duas tardes de imersão na produção de audiovisuais.

A proposta para o trabalho desenvolvido surgiu da Profa. Dra. Valéria Deluca, que viu a necessidade de abrir espaço para que o celular fosse a ferramenta principal de trabalho. “Queríamos propor uma atividade diferente, que agregasse conhecimento para a turma. Dentro do celular cabe um universo. São muitas as possibilidades de exercer cidadania e de ser responsável a partir do conteúdo que se produz e do que se distribui na web. Mostramos uma pequena fração do que pode ser feito”, comenta ela, ao comemorar o resultado alcançado. “Foi uma experiência rica para os participantes e também para nossa equipe de técnicos e estagiários”.

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sentadas, barba e área internaFoto: Alessandro Davila

Para Krysthielly Marys, estudante de Publicidade e Propaganda e estagiária do Multiverso, a proposta de trabalhar com os smartphones foi interessante. Ela acredita que os alunos puderam perceber o telefone celular não apenas como um meio de enviar e receber mensagens e ligações, mas como um canal de comunicação com o mundo e com muitas oportunidades de trabalho no futuro.

Diferente das outras edições do projeto, desenvolvidas no IPA, em que as oficinas aconteceram nos laboratórios de rádio, televisão e fotografia, os alunos tiveram o desafio de trabalhar em equipes e utilizar ferramentas e aplicativos com as quais não tinham afinidade, usando apenas o próprio celular. Com vídeos curtos, de até 30 segundos, eles passaram um recado importante, sobre palavras relacionadas à cidadania e a ser um cidadão ético e participativo.

A coordenadora do programa junto ao Ciee-RS, Renata de Ávila comentou que os jovens saíram satisfeitos com os resultados que apresentaram. “Tivemos muitos retornos positivos dos alunos. Eles gostaram de produzir os vídeos e poder assistir tudo ao final”, salientou. Para ela, os momentos no IPA são oportunidades para os jovens conhecerem o ambiente acadêmico, conviver com profissionais da área de Comunicação e utilizar os espaços dos laboratórios.

A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e atividades ao ar livreFoto: Alessandro Davila