Estudantes do Colégio La Salle Dores participam de curso no IPA

5159Foto: Alessandro Davila

Os alunos do 2° ano do Ensino Médio do Colégio La Salle Dores participam de uma edição especial do curso livre Curtas de Bolso, promovida pelo Centro Universitário Metodista IPA, com o apoio dos cursos de Comunicação. Os conteúdos são a base para a realização de uma atividade prática da disciplina de Literatura, onde os alunos produzem um curta-metragem.

5093Foto: Alessandro Davila

A atividade é conduzida pelo Prof. Me. Alex Ramirez, docente dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda, e por Claúdio Jr., técnico do Laboratório de Vídeo do Multiverso. Alex enfatiza a importância deste tipo de atividade promovida pelo IPA. “Temos muito potencial, uma ótima infraestrutura, um corpo docente maravilhoso. É nosso dever compartilharmos o que temos de melhor em prol da sociedade e em especial de estudantes e futuros profissionais que vêm até aqui aprender conosco!”, salienta.

5182Foto: Alessandro Davila

A coordenadora do Multiverso, Profa. Dra. Valéria Deluca, destaca que uma das bases da universidade é disponibilizar o conhecimento produzido nos bancos acadêmicos para a sociedade. “As ações de extensão são fundamentais no nosso cotidiano. Trabalhamos intensamente e o resultado disso deve reverberar no espaço social. Esta experiência que os alunos estão vivenciando se torna uma marca em suas vidas”, observa ao salientar que o domínio do uso do audiovisual para estes jovens é um importante diferencial, tanto na sua formação escolar como enquanto cidadãos.

Juliana Grünhäuser, professora de Literatura e Escrita Criativa do La Salle Dores, desenvolve há quatro anos o projeto de cinema com as turmas, que vai da elaboração do roteiro até a produção de um curta. Ela acredita que a parceria com o IPA tem se mostrado mais do que efetiva. “As aulas estão funcionando muito bem, pois os alunos enxergam outros personagens falando sobre assuntos técnicos que poderão instrumentalizar e qualificar o seu filme”, destaca.

O aluno João Paulo Daitx participa das aulas com muita atenção e confessa que aguardava ansioso por esta prática desde o 7º ano. “Se eu pudesse, cancelaria todas as disciplinas e ficaria somente com a de Literatura! É muito legal ter a oportunidade de colocar a mão na massa aqui no IPA e eu espero poder tirar o melhor proveito desta experiência para o nosso trabalho!”, enaltece.

A Profa. Me. Daiane Modelski, docente do IPA e coordenadora pedagógica dos Anos Finais e Ensino Médio do Colégio La Salle, foi a responsável por aproximar as duas instituições. “Por vezes a professora de Literatura traz profissionais externos à sala de aula para auxiliar aos alunos. Por que não unir esforços de projetos que já coexistem? A nossa proposta de aproximação está funcionando muito bem e com ela, novas ideias estão surgindo! É muito importante fazermos os alunos viverem o espaço da Universidade. A troca de conhecimentos é mútua e muita!”, finaliza.