23ª edição da Revista Fólio está no ar

folio 2019.01 2 05

A Revista Fólio traz novidades para 2019. Além dos artigos científicos, segundo as editoras do periódico, a intenção é disponibilizar para os leitores, conteúdos como entrevistas com pesquisadores do Brasil e de outros países, resenhas e resumos críticos.

Nesta edição, a Fólio apresenta uma entrevista com professora Maria Teresa Russi, da Universidade Católica do Uruguai. Ela é coordenadora do Projeto de Fortalecimento Empresarial Camtur – Inefop, e assistente de direção da Licenciatura em Direção de Empresas Turísticas da universidade. A Profa. Dra. Claudia Tacques, uma das editoras da revista, comemora esta nova fase, com presença de pesquisadores internacionais. "Além da entrevista, concedida gentilmente pela professora e turismóloga uruguaia, recebemos uma artigo de sua autoria, que trata da qualificação profissional do turismo no país vizinho, a partir de um estudo de caso da Câmara Uruguaia de Turismo”, explica Cláudia.

A Profa. Dra. Valéria Deluca, também editora da Fólio, destaca que a cada nova edição, a publicação se qualifica e se estrutura de forma a alcançar novos patamares de qualidade. “É um trabalho contínuo e árduo. Fazer e publicar pesquisa científica em nosso País é um desafio, mas também, um privilégio e uma obrigação das instituições de ensino superior para com a sociedade. A Escola de Comunicação e Hospitalidade do IPA cumpre seu papel de dar voz e vez aos pesquisadores que buscam um espaço para promover o conhecimento produzido nos bancos acadêmicos”, pondera ela.

As editoras destacam que para as próximas edições, há o projeto de publicar conteúdos científicos em outros formatos, além dos artigos. “A revista pode e deve ser um espaço para a opinião e para as novidades nas áreas da Comunicação Social e do Turismo. Por isso, estaremos recebendo também, materiais nos formatos de entrevistas, resenhas e resumos”, conta a professora Valéria, ao anunciar que nos primeiros dias de agosto, o edital de chamamento de trabalhos para a Fólio, que será publicada em dezembro, será lançado.

A 23ª edição da Fólio traz 11 artigos científicos, sendo quatro da área de Turismo e sete da Comunicação Social. No editorial, o Prof. Dr. Guilherme Bridi destacou o caminho de ascensão da revista. "A Fólio teve seu processo de submissão, design e rigor científico totalmente reformulados, constituindo-se, atualmente, na principal ferramenta de produção de conhecimento dos cursos de Turismo, de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Metodista IPA”, escreveu ele. O coordenador da Escola de Comunicação e Hospitalidade, Prof. Dr. Fabio Berti, concorda com Bridi ao considerar que o periódico “é a melhor expressão de qualidade de produção científica dos cursos. Temos muita satisfação de contar parte da nossa história a partir da Fólio". Para Berti, o projeto incentiva os acadêmicos a pesquisar e oferece à sociedade novos conhecimentos nos campos de Comunicação e Turismo.

A 23ª edição da Fólio pode ser acessada aqui