Em 2019/01... Porto Alegre para quem?

Projeto interdisciplinar reúne docentes e estudantes da Escola de Comunicação e Hospitalidade

poa p quem.pngTela do Blog 'Porto Alegre para quem?'

O primeiro semestre de 2019 foi de trabalho intenso para os cursos de Jornalismo, de Publicidade e Propaganda e de Turismo. Após o lançamento da Escola de Comunicação e Hospitalidade, o desafio foi dar vida ao projeto ‘Porto Alegre para quem?’. Ao todo, 13 disciplinas dos três cursos produziram conteúdos relacionados ao turismo na Capital gaúcha, que estão disponíveis no Multiverso.

O projeto, de natureza interdisciplinar, reuniu sete professores, cerca de 50 alunos e os estagiários e técnicos do Multiverso. O coordenador dos cursos e da Escola de Comunicação e Hospitalidade, Prof. Dr. Fabio Berti destaca a conexão que se estabelece entre as áreas, professores e alunos. “Todas as iniciativas são costuradas de forma que atendam ao projeto e aos conteúdos e atividades pertinentes de cada disciplina. O exercício da interdisciplinaridade não é algo simples de se alcançar. É preciso encontrar os pontos que se complementam para que ao final do processo, tenhamos produtos midiáticos de qualidade e que cumpram com a função da comunicação social”, enfatizou Berti, que acompanhou os alunos da disciplina de Técnicas de Entrevista e Reportagem na preparação dos podcasts sobre o Turismo na capital.

Juliane Lucca, discente de Jornalismo, participou do projeto a partir da disciplina de Estágio 1 e salientou a dimensão da proposta ao destacar a experiência de participar de uma atividade que integrou três cursos. Para ela, “a ideia do projeto é muito interessante, com várias disciplinas envolvidas e bastante material coletado”. Destaca que atuar de forma tão próxima com outras disciplinas ainda é um exercício que precisa ser mantido para amadurecer a prática. “Poderíamos ter produzido muito mais. Isso é algo a se avaliar para os próximos projetos", ao propor que novos projetos sejam propostos pelos cursos de Comunicação e Turismo.

poa p quem 1.pngInstagram do projeto

Ao final do semestre, os alunos apresentaram um blog que reuniu poadcasts, reportagens e um documentário. Também foram construídas estratégias para o gerenciamento das redes sociais do projeto, além de um plano de comunicação integrada e a realização de uma pesquisa de hábitos de consumo de turistas e visitantes da Capital. Outro destaque foi a participação de alunos do curso de Turismo no acolhimento aos torcedores, em grande parte turistas, que estiveram em Porto Alegre e assistiram à Copa América, realizada na Arena do Grêmio.

A Profa. Me. Nancy Vianna, que ministrou a disciplina de Comportamento do Consumidor, afirma que os alunos se engajaram no projeto. Divididos em quatro grupos, aplicaram questionários on-line, a fim de identificar o que turistas e frequentadores de pontos turísticos da capital gaúcha anseiam ao visitar esses locais. “Além do aprendizado a respeito da importância em ouvir o consumidor, eles compreenderam a responsabilidade de atender demandas latentes do consumidor. O profissional do amanhã precisa evidenciar as inquietações do consumidor e a forma adequada de contemplar a oferta de produtos, serviços e ideias que possam impactar positivamente o mundo, sem esquecer a problemática do consumo excessivo”, enaltece.

“‘Porto Alegre para quem?’, além de um projeto interdisciplinar, é multimídia e multiplataforma”, destaca a Profa Dra. Valéria Deluca. Responsável pela produção de um documentário com os alunos da disciplina de Estágio 1, conduziu a organização de um blog e as redes sociais do projeto junto à turma da disciplina Projeto Experimental VI – Webjornalismo. Ela conta que a turma era formada, na maioria, por alunos formandos ou próximos de concluir os cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda. “Em sala, trabalhamos na perspectiva da Comunicação Integrada. Tínhamos a preocupação de mostrar a realidade do Turismo em nossa cidade, mas ao mesmo tempo, valorizar o que é nosso e que merece ser visto pelo mundo. Foi um interessante desafio!”.

Os conteúdos produzidos no projeto ‘’Porto Alegre para quem?’ estão reunidos no blog e podem ser acessados no Multiverso.