Por onde anda?

Por onde anda Diego Oyarzabal?

POA Jornalismo

Graduado em Jornalismo pelo Centro Universitário Metodista IPA em 2012, Diego Oyarzabal é assessor de comunicação do deputado estadual Dirceu Franciscon.

Antes de ingressar no Jornalismo, cursou Ciências da Computação e Administração, mas foi na área da Comunicação que se encontrou. Durante sua formação, estagiou em uma empresa de inteligência competitiva, foi produtor na Rádio Pampa, redator em uma agência de publicidade, até ser convidado para trabalhar na Rádio Guaíba, no final de 2011.

Começou como estagiário e foi contratado quando que se formou. Passou pela produção de muitos programas, mas atuou por mais tempo no Esfera Pública, na área política. Além da produção, era o responsável por organizar os debates em anos eleitorais.

Outro programa que marcou a passagem de Diego pela Rádio Guaíba foi A Cidade é Sua, criado em parceria com os jornalistas Guilherme Kepler, também egresso do IPA, e Cristiano Silva. “O programa tinha o objetivo de atender às demandas da população e ir em busca de soluções. Por esse trabalho, em 2015, conquistou o prêmio da Defensoria Pública do Estado na categoria Radiojornalismo”, destaca.

No final de 2016, deixou a Guaíba para atuar com assessoria de imprensa. Trabalhou na Assembleia Legislativa até metade de 2018, no gabinete da ex-deputada Manuela d´Ávila, quando saiu para colaborar na campanha de Dirceu Franciscon.

Diego conta que escolheu estudar no IPA pela da proposta de ensino, onde as matérias alinhavam a teoria com a prática. Enquanto em outras universidades as aulas práticas ficavam mais para o final do curso, no IPA era ao contrário. “Já no primeiro semestre tínhamos disciplinas que nos proporcionaram vivenciar o Jornalismo mais próximo da realidade”, enaltece. Ele também ressalta a importância dos professores em sua formação, “profissionais experientes que iam além da teoria, levavam as suas experiências profissionais para as aulas”.

Diego OyarzabalFoto: Arquivo Pessoal