Welcome Home apresenta as ideias de Manuel Castells

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto

Marca aí, na tua agenda!! Segunda-feira, 26, é dia de Welcome Home!. O evento vai abordar a relação entre a democracia e a tecnologia, a partir da visão de um dos pensadores mais importantes da atualidade, Manuel Castells. O bate-papo acontece a partir de uma entrevista com o pensador, feita pela Profa. Dra. Sandra Bitencourt, em julho, quando o Castells esteve no Brasil.

O sociólogo é uma referência nas discussões sobre a tomada do espaço público pela sociedade considerando o uso da tecnologia. Em 2018, lançou o livro Ruptura – A crise na democracia liberal. São convidados do Welcome Home Pedro Loss, co-criador do projeto Serena Iluminada, e Guilherme Fraga, Founder e CEO do aplicativo POA na Rua. A mediação vai estar sob a responsabilidade da professora Sandra e da Profa. Me. Fernanda Costa da Silva. O evento acontece na Sala Multiuso, no prédio A do IPA.

O coordenador dos cursos da Escola de Comunicação e Hospitalidade, Prof. Dr. Fabio Ramos Berti fez questão de mencionar que o Welcome Home é o que marca o início do semestre para os cursos de Jornalismo, de Turismo e de Publicidade e Propaganda. “Vamos beber diretamente na fonte de um dos sociólogos mais celebrados na atualidade, que faz pensar sobre os riscos à democracia que tanto lutamos para conquistar”, comemorou.

Sandra define a entrevista como polêmica e instigante. “Ele sustenta que o modelo democrático como a gente conhece está chegando ao fim e a tecnologia precisa ser explorada positivamente. Quem está fora das redes, hoje, não existe”, antecipou.

Para Fraga, a expectativa é imensa, pois ele considera o tema extremamente relevante para os dias atuais. “A ocupação dos espaços públicos, a interação da comunidade com a cultura urbana, o fortalecimento da relação de consumo local e a melhora da qualidade de vida de todos nós é o que impulsiona o POA na Rua”, afirmou.

Sobre Manuel Castells

Sociólogo, Doutor em Sociologia pela Universidade de Paris, é professor nas áreas de Sociologia, Comunicação e Planejamento Urbano e Regional e pesquisador dos efeitos da informação sobre a Economia, a Cultura e a sociedade em geral. Principal analista da era da informação e das sociedades conectadas em rede, sua obra virou referência obrigatória na discussão das transformações sociais do final do século XX. É autor de dezenas de livros traduzidos para diversos idiomas, com destaque para a trilogia A era da informação, composta por A sociedade em rede, O poder da identidade e Fim de milênio.