IPA participa do McDia Feliz em parceria com o ICI

_MG_5467.jpg

Sábado, 24, foi dia de comer Big Mac! Alunos do curso de Jornalismo, matriculados na disciplina Estágio II e a equipe Multiverso participaram da abertura oficial do McDia Feliz 2019. O evento, que beneficia o Instituto do Câncer Infantil (ICI), aconteceu no McDonald´s do Boulevard Assis Brasil e, simultaneamente em outras 32 lojas, localizadas em 11 munícipios gaúchos. Até a sexta-feira (23), foram vendidos 30 mil tickets antecipados. As vendas realizadas no sábado ainda não foram contabilizadas. A ação mobilizou 535 voluntários e 28 funcionários do ICI.

Beneficiado há 26 anos pela ação do Instituto Ronald McDonald, o Instituto do Câncer Infantil conseguiu, recentemente, com recursos oriundos da parceria, inaugurar a revitalização da Oncologia Pediátrica do Hospital Conceição, conforme contou o diretor-presidente do ICI, Dr. Algemir Brunetto. “Entre 2017 e 2018, mais de 31 mil pessoas participaram da campanha e através deste recurso foi possível fazer essa inauguração. Todas as pessoas que colaboraram construíram aquela unidade, nós fomos apenas agentes dessa imensa solidariedade que faz com que, durante os 28 anos de ICI, tenhamos conquistado tantos avanços”, comemorou.

_MG_5533.jpg

Juliane Lucca, discente da disciplina de Estágio II, avaliou a oportunidade como gratificante. “Ver a dedicação, o carinho e o comprometimento que todos os voluntários têm pela causa é inspirador. Eles nos passam esse sentimento acolhedor e a vontade de atuar junto a este incrível projeto”, justificou. Responsável pela fotografia da atividade, ela comentou ter percebido a alegria dos participantes em compartilhar o momento. “Pude ver no rosto de cada um a satisfação de estar ali. Isso é muito legal”, afirmou. Para Juliane, a atividade deixou clara a importância do Jornalismo como voz e vitrine de causas sociais. “São as pequenas e valiosas coisas que o jornalismo nos proporciona”, comemorou.

Segundo o gerente de Operações da Arcos Dourados, Valter Bernardi Júnior, cerca de mil funcionários trabalharam no Rio Grande do Sul para vender o maior número de sanduíches possível. “Hoje é um dia em que a bondade se mostra extremamente presente, seja nos voluntários ou entre os nossos colaboradores”, apontou.

Um depoimento emocionante chamou a atenção durante a abertura do evento. Rufaine Carla Fernandes, uma das funcionárias do McDonalds, foi diagnosticada há um ano, com câncer de mama. “Esta é a primeira vez que compartilho minha história com tanta gente. Às vezes achamos que a doença está distante quando na verdade está ao nosso lado”. Com 36 anos, ela já passou pela cirurgia e hoje continua o tratamento. “Apesar de tudo, estou chorando de felicidade, pois a doença mexeu com toda a minha família, mas agora estou bem”, desabafa.

Participaram das atividades de entretenimento o Coral do Grêmio Náutico União, personagens fantasiados, a Fábrica de Gaiteiros do Renato Borguetti, a banda do Colégio São João, Vocal Takt, Trio de MPB, Barlavento, Elvis Paulo Matielo e Cristiano Nichelle, além dos DJs Fran, Dennis Plus, Sato e Paulo Bicca. As lojas que beneficiaram o ICI são de: Porto Alegre, Canoas, Gravataí, Cachoeirinha, Viamão, Capão da Canoa, Tramandaí, Pelotas, Rio Grande, Gramado e Santa Cruz do Sul.

Estiveram também no evento o presidente do Conselho Deliberativo do ICI, Lauro Quadros, o embaixador do Instituto Ronald McDonald no Rio Grande do Sul, Antônio Rocha, a presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Mônica Leal, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte de Porto Alegre, Nádia Gerhardt, e o ex-prefeito José Fortunatti, enre outras autoridades.

Confira o Vídeo Produzido pelos alunos da Disciplina de Estágio II