Alunos do CIEE-RS produzem programas de rádio e TV

70188542 2483551218395564 4756211732362297344 oFoto: Alessandro Davila

O Programa Cidadania e Talento.com, oferecido pelo CIEE-RS possibilita aos jovens de 14 a 26 anos de idade, que estudam em escolas da rede pública e em situação de vulnerabilidade social, experiências agregadoras à vida e ao currículo. Em atividades práticas vinculadas ao módulo Comunicação Eficaz, realizadas no Centro Universitário Metodista IPA, os estudantes participaram de oficinas nos laboratórios de Fotografia, Rádio e TV.

Os cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda, através da equipe da Agência Experimental Multiverso IPA, são parceiros do projeto há quase cinco anos. O grupo de trabalho reverbera a universalidade do espaço acadêmico, o papel do cidadão global e o poder da voz através das redes sociais digitais. Nesta perspectiva, os estudantes conhecem e exploram o ambiente universitário com o intuito de melhor se utilizarem de uma poderosa ferramenta que levam no bolso: o celular.

kRYSFoto: Krysthielly Marys

O reitor, Prof. Dr. Marcos Wesley, e o coordenador dos cursos de Comunicação, Prof. Dr. Fabio Berti, prestigiaram o encontro. Eles enalteceram a magnitude da parceria entre o CIEE-RS e o IPA e reforçaram a importância de acolher os jovens que buscam o conhecimento. A coordenadora do Multiverso, Profa. Dra. Valéria Deluca, que acompanha os trabalhos desde a primeira turma, conta que a cada novo grupo se intensifica o desejo de que a universidade seja um lugar para todos, inclusive para eles. “Um dos sonhos que tenho, é ver estes jovens estudando aqui, conquistando o seu espaço no mercado de trabalho a partir da profissão que escolheram e devolvendo à sociedade todo o carinho e dedicação que oferecemos a eles”.

Alessandro 01Foto: Alessandro Davila

Renata de Ávila Corrêa, professora coordenadora do projeto, destaca a relevância do módulo Comunicação Eficaz na vida dos jovens. “É muito gratificante vislumbrar a integração entre as turmas e a superação das próprias barreiras que o IPA proporciona. Alguns estudantes nem sabem o que é uma faculdade. É uma perspectiva que não existe em suas famílias. A gente percebe a cada novo grupo, a diferença que faz trazê-los aqui!”. Juliana Queiroz é professora e participa pela primeira vez do módulo. “Acredito que a experiência na universidade é muito importante para eles, pois podem descobrir uma profissão que sequer conheciam e despertar como futuro profissional”, ressalta.

ALUNOS CIEEFoto: Alunos do Projeto

A discente Ilana Xavier, do curso de Jornalismo, atua nas oficinas desde o ano passado. “Descobri que sou verdadeiramente apaixonada por estes adolescentes! A maioria deles permanece na minha rede de contados nas redes sociais. A gente aprende muito juntos! Até a linguagem deles eu aprendi para facilitar a comunicação e me sinto muito querida por eles. Espero que a parceria perdure e que os próximos possam receber a mesma energia que recebo a cada visita. Sou só gratidão por ter a oportunidade de passar pela formação destes meninos!”, salienta.

Alessandro 02Foto: Alessandro Davila

Os olhos brilhavam no último dia. Natália Silva comemora a experiência. “Foi novo e muito divertido. Espero que o nosso bate-papo do rádio sobre a homofobia sirva para abrir a mente de outras pessoas!”. Vitória Occhi afirma que gostou muito das oficinas.  “Foi um pouco difícil pela minha timidez, mas no final deu tudo certo e rimos bastante. Quero levar para a vida e ensinar a outras pessoas o que aprendi!”. Sandy Sayumi vibra pelo aprendizado nos laboratórios. “Foi tudo maravilhoso, principalmente conhecer a forma correta de manusear a câmera fotográfica, pois sempre quis ser fotógrafa!”. Juan Jainechine complementa e finaliza: “Depois das oficinas, com certeza irei comprar uma câmera!”