Quintanda promove campanha sobre o novo modelo de rotulagem de alimentos industriais

4949Foto: Marco Antônio Moreira

O grupo de jornalismo independente O Joio e o Trigo participou de uma atividade junto à Feira Orgânica Quintanda, que acontece no IPA. O coletivo promove a investigação de informações sobre a indústria alimentícia e a saúde pública. A finalidade do evento era apresentar o novo modelo de rotulagem proposto para os alimentos industriais.

A Profa. Dra. Rita Cuervo, do curso de Nutrição, organizou a ação. Foram estendidos varais com fotos de embalagens de alimentos com a rotulagem conforme a nova proposta. A campanha de conscientização está percorrendo as principais cidades do Brasil, e o IPA está integrando o itinerário em Porto Alegre. O reitor Marcos Wesley ressaltou a importância da Quintanda, que promoveu a iniciativa. “É um espaço muito importante para o bairro, para a integração das atividades acadêmicas do IPA e para a promoção da saúde”.

O novo modelo de rotulagem de alimentos industriais existe em outros países e consiste na colocação de um triângulo de advertência na frente da embalagem dos alimentos, alertando sobre a quantidade de gorduras, açúcares e sódio, por exemplo. Este triângulo vai do verde ao vermelho, indicando os efeitos para a saúde. A docente Rita, que é membro da aliança para a alimentação adequada e saudável, explica que a aprovação de um novo modelo de rotulagem de alimentos é importante para a sociedade. “É muito difícil entender os rótulos até para mim que sou professora. Precisamos fazer escolhas conscientes ao comprar alimentos”. O modelo de rotulagem foi proposto pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e segue para consulta pública.