· · ·

Meetings com profissionais oportunizam imersão do mercado da Inteligência Artificial

marciadFoto: Alessandro Davila

A segunda noite do 1º Encontro de Comunicação e Hospitalidade foi marcada pela interação entre os estudantes do IPA e pesquisadores e profissionais da área, especialistas em Inteligência Artificial. Antes de iniciarem as atividades, os participantes assistiram a performance do saxofonista Hermínio Jr., do curso de Música, em um dos lugares mais bonitos do Campus IPA, o Campanário. 

Marcia Diehl, pesquisadora e docente na área de Design Estratégico e Sistemas de Informação, explicou o que é e como funciona o processo de criação de uma Inteligência Artificial. Destaca que para isso, é preciso compreender como o ser humano raciocina, pensa e age. “A Inteligência Artificial automatiza o processo cerebral, a forma como a gente funciona. Um sistema de IA tem que agir como nós agimos”, esclarece. Diehl destacou as disciplinas que contribuem para o desenvolvimento de um software e apresentou cases em que a IA já é usada por veículos de comunicação. Os alunos também discutiram o impacto do uso da Inteligência para o Jornalismo e para a sociedade.

WhatsApp Image 2019 11 14 at 20.57.21Foto: Alessandro Davila

Com o Workshop Tecnologias Emergentes para a exploração de tendências, Luciane Schwalbe, gestora de projetos da Área de Inovação do Sebrae RS, explicou como funciona o design estratégico e a Inteligência Artificial e apresentou alguns possíveis cenários. A palestrante aplicou uma dinâmica para projetar esses cenários com o uso ou não da IA. Os participantes escolheram os temas e realizaram cinco etapas do desenvolvimento de uma IA. Depois, finalizaram a atividade apontando quais fatores interfeririam na situação esboçada. 

elenaraFoto: Alessandro Davila

Os alunos de Turismo puderam reencontrar o Prof. Guilherme Bridi, ex-coordenador do curso e agora docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, por chamada de vídeo. Eles trocaram ideias sobre as influências da IA na profissão. O professor relatou os casos em que a Inteligência não tem sido bem utilizada no setor e os alunos fizeram uma comparação com a relevância do uso da tecnologia para o turismo rural. A discussão também focou na importância do humano, de pessoas atenderem pessoas e como isso ainda faz diferença para áreas como o Turismo.

O 1º Encontro de Comunicação e Hospitalidade encerra amanhã (13), com o lançamento de quatro livros com artigos produzidos por professores, estudantes formandos e egressos, dos cursos de Jornalismo, de Publicidade e Propaganda e de Turismo, durante a 65ª Feira do Livro, na Praça de Autógrafos, a partir das 18h30.

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado

· · ·