· · ·

65ª Feira do Livro: Escola de Comunicação e Hospitalidade marca presença na Praça de Autógrafos

mmqsesFoto: Alessandro Davila

Estudantes, docentes, egressos e convidados dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Turismo, do Centro Universitário Metodista IPA, participaram do lançamento de quatro livros, durante a 65ª Feira do Livro de Porto Alegre. O encontro aconteceu ontem (13), na Praça de Autógrafos. As obras reuniram artigos produzidos nas disciplinas de iniciação científica e dos Trabalhos de Conclusão dos cursos. A atividade integrou o 1º Encontro de Comunicação e Hospitalidade, que aconteceu de 11 a 13 de novembro, na instituição.

Para o Prof. Dr. Fabio Berti, coordenador da Escola de Comunicação e Hospitalidade, este é o fechamento de um ciclo de formação de alunos e de envolvimento dos professores. “Os cursos de Comunicação Social e de Turismo têm como tradição celebrar alguns momentos com entregas para a sociedade. Neste caso, são obras extremamente qualificadas, com temáticas atuais que oferecem e lançam luz sobre questões importantes do Jornalismo, da Publicidade e do Turismo”, destaca.

A coordenadora da Agência Experimental Multiverso, Profa. Dra. Valéria Deluca Soares participou da organização geral para a publicação dos livros. Ela destacou que foram mais de dez docentes e cerca de 30 estudantes envolvidos. Também ressaltou a parceria com a Editora Moriá e da equipe da agência, que produziu as capas, o projeto gráfico e realizou a diagramação. “Em alguns momentos me perguntava se tudo daria certo. Hoje, vendo o brilho no olhar e a felicidade estampada em cada sorriso, tenho a certeza que não podemos deixar de proporcionar este momento de alegria. É muito bom viver a sensação de dever cumprido!”, comemora ao destacar que a intenção é manter o projeto para o ano de 2020.

mmqsFoto: Krysthielly Marys

As obras

O lançamento da obra ‘Turismo e Interfaces com a Comunicação’ abriu a noite de autógrafos. A Profa. Dra. Claudia Tacques, uma das organizadoras, falou com emoção, sobre o processo que envolve publicar um livro. “Toda a organização é sempre um desafio e um tema novo. Sempre é um filho novo que está se criando. Hoje, estamos aqui e este é ápice da nossa obra”, enaltece. A formanda do curso de Turismo, Sabrina Ferreira da Costa, comemorou a ocasião. “Este momento é um marco ao pensar que deixamos algo de importante para a faculdade, para o curso e para a sociedade. Estou feliz e realizada”, celebra.  O livro também conta com a organização dos professores Valéria Deluca Soares, Fabio Ramos Berti e Anderson Jackle Ferreira

turismoFoto: Alessandro Davila

O livro ‘Jornalismo Especializado’, organizado pelos professores Valéria Deluca Soares e Fabio Berti, traz estudos sobre o jornalismo em áreas, como a esportiva, científica, política e econômica. O formando do curso de Jornalismo, Guilherme Bernst destacou a importância deste momento. “Acho que o IPA agraciou os alunos da melhor forma possível: mostrando nosso trabalho. E isso é incrível, estou muito feliz de poder participar deste momento”, comemora. Vinícius Domingues, também formando do curso de Jornalismo, se disse agradecido à instituição e aos professores pela oportunidade. “Para nós que concluímos nossa monografia, que é um processo longo e que dá trabalho e, ter essa oportunidade que o IPA proporciona, de publicar nossos artigos em livro, é algo gratificante. Talvez demoraremos muito tempo para ter outra chance de publicar um livro na Feira de Porto Alegre”, ressalta.

jornalFoto: Krysthielly Marys

Em ‘Estratégias Publicitárias’, organizado pelos docentes Valéria Deluca Soares, Fabio Ramos Berti e Nancy Verónica Bazán Vianna, são apresentados diálogos representativos acerca de filmes, séries e estratégias de marketing. Para a estudante Camila Lopes, orgulho e felicidade são as palavras-chave para descrever a noite de autógrafos. “Achei bem legal este projeto que nos motiva a escrever e ser sempre melhor. É um orgulho saber que meu trabalho, depois de tanto esforço foi para um livro. Eu estou bem feliz”.

ppFoto: Krysthielly Marys

‘Branding – conexões e consumo’, organizado pelos professores Valéria Deluca Soares, Fabio Berti e Maristela de Oliveira Franco, foi outro livro autografado nesta noite memorável. Uma das organizadoras, Maristela Franco, falou sobre a relevância do evento. “Este é um momento muito importante para os alunos, para os professores e familiares dos alunos, porque é uma grande contribuição que o IPA está oferecendo para a sociedade em termos de produção científica, com temas atuais e pertinentes”, avalia.

Para prestigiar a ocasião o reitor Prof. Dr. Marcos Wesley se fez presente e comentou sobre a produção científica dos estudantes. “Este é um momento muito importante para o IPA que mais uma vez vem apresentar para a sociedade tudo aquilo que temos produzido com muito cuidado e profissionalismo. Já é uma prática e um costume o IPA estar presente na Feira do Livro e alcançando agora 70 publicações da Editora Universitária Metodista. É uma alegria poder acompanhar esta instituição que não para de produzir, de crescer e de se fazer presente na sociedade de Porto Alegre”, destaca.

 

A Editora Universitária Metodista

Ao todo, o IPA lançou 12 obras na 65ª Feira do Livro de Porto Alegre, sendo sete publicações da Editora Universitária Metodista. Ágata Pamplona, secretária de Apoio à Pesquisa e à Pós-Graduação, está à frente da editora em Porto Alegre e discorreu sobre este marco. “Em 10 anos, estamos fechando 70 publicações. Isto é muito gratificante, importante e significativo para nós do IPA”. 

Também presente para enaltecer o momento, o Executivo Geral da Rede Metodista de Educação, Sérgio Marcus Nogueira Tavares, falou com orgulho sobre as obras lançadas na Feira. “É uma alegria muito grande participar deste momento em Porto Alegre. Um evento democrático e aberto à população do Rio Grande do Sul é muito importante, principalmente com o lançamento de 7 livros”, salientou. No próximo ano, as produções da Editora Universitária Metodista, além de integrarem a programação da 66ª Feira do Livro, serão divulgadas na 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado

· · ·