· · ·

Professora e egressa do IPA são homenageadas em livro sobre jornalistas gaúchas

WhatsApp Image 2019 11 14 at 21.54.19Foto: Arquivo Pessoal

As jornalistas Sandra Bittencourt, professora dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda e a egressa Fernanda Bastos, formada em 2009 pelo IPA, foram homenageadas no livro ‘As Jornalistas’, publicado por Benedito Saldanha. A obra, lançada na 65ª Feira do Livro de Porto Alegre, reúne perfis biográficos de profissionais gaúchas do ramo da comunicação.

Benedito é o primeiro autor a dedicar um livro às profissionais que trabalham nas redações do Rio Grande do Sul. Sandra diz que sentiu honrada por fazer parte da obra e ressaltou a importância das mulheres nas redações. “Cada vez mais, o jornalismo é feminino e este talvez seja um elemento para a sua necessária renovação. Benedito um militante da literatura, da cultura e da história percebeu isso”, ressaltou.

WhatsApp Image 2019 11 14 at 21.54.20Foto: Arquivo Pessoal

Fernanda Bastos conta da emoção de ser uma das escolhidas para compor o livro. “Por ser jovem, me sinto muito honrada de estar em uma obra que homenageia tantas profissionais que admiro e várias que fizeram parte de minha formação e maturidade, como a Jaqueline Chala, minha colega de Fundação Piratini. O trabalho de Benedito Saldanha é de uma generosidade enorme e faz justiça em tempos em que a profissão precisa se repensar e principalmente ser repensada”. Destaca que é como se estivesse ganhando um presente. “Pessoalmente é simbólico, pois em 2019 completo uma década de jornalista formada. Agradeço ao IPA e ao Cecune pela bolsa que me permitiu chegar lá e às professoras e às colegas de graduação que me ajudaram no convívio a realizar o sonho de ser jornalista".

Fernanda Bastos é editora, jornalista e poeta. Desde 2018, atua como editora geral da Figura de Linguagem, casa editorial sediada em Porto Alegre, da qual é uma das fundadoras juntamente com o escritor e crítico literário Luiz Mauricio Azevedo. Também trabalha como repórter na TVE-RS. É colunista do portal Literatura RS e da rádio web Salve Sintonia. É autora de Dessa Cor (2018) que está na segunda edição. Mestranda em Comunicação e Informação (PPGCOM/UFRGS), tem formação em Letras (UFRGS), Comunicação Social -Jornalismo (IPA) e especialização em História da Arte (Claretiano).

Também têm perfis biográficos no livro, as jornalistas gaúchas Adriana Seibert, Carla Fachim, Cláudia Laitano, Cristiane Finger, Daniela Lemes, Daniela Moraes, Daniela Sallet, Diovana Dorneles, Edieni Ferigollo, Fernanda Puccinelli, Jaqueline Chala, Laura Medina, Letícia Garcia, Luciana Kraemer, Mariana Bertolucci, Marla Martins, Patrícia Comunello, Paula Coutinho, Poliana Pasa, Regina Lima, Rosane Marchetti, Rosane de Oliveira e Vanessa Ioris.

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado

· · ·