Estudante do IPA estreia coluna sobre autismo no blog do jornalista André Machado

28828055 1921030587919472 5531348058877010832 oFoto: Arquivo Pessoal

O estudante de Jornalismo do Centro Universitário Metodista IPA, Marco Antônio Moreira, está com uma coluna no blog do jornalista André Machado. O espaço, chamado Conheça o Autismo, discute questões a respeito do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os textos são publicados nas terças-feiras, a partir das 17h.

Marco cursa o quarto semestre e faz estágio na Agência Experimental Multiverso IPA. Ele tem Síndrome de Asperger, um tipo leve de autismo. “Sinto que minha obrigação é fazer as pessoas entenderem que eu sou igual a elas. Não sou doente e nem incapaz. Também quero inspirar outros jovens com Transtorno do Espectro Autista a seguirem seus sonhos”. O primeiro artigo foi publicado no último dia 12 e foi o mais acessado do website.

Marcia Tedesco, mãe do Marco, diz que falar sobre o seu filho é sempre emocionante pelo fato de inspirá-la todos os dias, seja com suas vitórias ou nas dificuldades. “Receber o diagnóstico de autismo é, em um primeiro momento, devastador. Nenhum pai ou mãe está preparado para isso. O autismo invade nossas vidas, não pede licença”. Ela conta que teve o privilégio de ter acesso aos melhores profissionais, escolas comprometidas, medicações de última geração, embora isso não seja a realidade da sociedade no Brasil.

18198676 1367010980059397 4529118828848913710 nFoto: Arquivo Pessoal

Para ela, é fundamental não permitir que o autismo defina uma pessoa. “Marco Antônio sempre foi inteligente e com muita vontade de aprender”. Ela lembra que na escola, ele foi uma criança só, preso em um mundo particular. “Ele sequer se percebia diferente. Aos poucos, isso foi mudando, o que causou sofrimento a ele. Somente aos 15 anos, através da terapia, entendeu que era portador da Síndrome de Asperger, um espectro autista”. Marcia diz que este foi um momento muito importante. “De certa forma, foi libertador, pois pode entender melhor suas dificuldades e limitações e assim ir rompendo barreiras”.

A decisão por ingressar na faculdade foi outro momento marcante na vida de Marco, acrescenta Marcia. “O Marco tem algo bem interessante: ele se posiciona, opina, briga! Escolheu Jornalismo e prestou vestibular com toda segurança. Quanto orgulho! Lembro que perguntei sobre o tema da redação e ele tranquilamente, me disse que era sobre o suicídio entre os jovens. Com toda serenidade e confiança, afirmou: foi fácil”.

Os amigos e os professores, ressalta Marcia, foram fundamentais para o amadurecimento do seu filho. “Tenho certeza de que assim como ajudam, cada um desses colegas sai transformado dessa convivência”. Em 2017, Marco Antônio conheceu André Machado. Era uma atividade do terceiro ano do Ensino Médio. “Eu deveria acompanhar um profissional de área que eu gostaria de seguir. Escolhi o André, pois conhecia seu trabalho e ouvia seus programas todas as manhãs”, conta ele. Nascia ali, uma amizade e uma admiração mútua.

André Machado, há poucas semanas, chamou Marco e fez o convite para ser colunista no seu blog. “O que faço, todas as semanas, é dar voz ao Marco. Dar voz a quem está no TEA e não desiste de correr atrás do que acredita. Espero que um editor talentoso veja que se trata de uma joia”, ressalta André. Ele comenta que leu um artigo da Época Negócios que demonstra que 85% dos autistas não conseguem uma vaga no mercado de trabalho. “Tenho convicção de que o preconceito e a falta de empatia para proporcionar posições adequadas a estes profissionais estão no centro deste problema. Por desinformação”.

O coordenador do curso de Jornalismo, Prof. Dr. Fabio Ramos Berti, ressalta a satisfação de ter o Marco Antônio como estudante do IPA. "Somos um curso preocupado com o bem-estar das pessoas, antes mesmo da busca pelo primor na formação acadêmica e profissional. O Marco Antônio é um garoto talentoso e temos a satisfação de acompanhar seus primeiros passos no jornalismo".

Para acessar os textos do Marco Antônio Moreira, acesse: http://andremachado.blog.br/, clique em colunas e depois em ‘Conheça o autismo”. Boa leitura!