Curso de Turismo promove passeio cultural para crianças

IMG 20191115 121641101 HDRFoto: Arquivo Pessoal

Acadêmicos do curso de Turismo realizaram o dia do Turismo Cultural e Pedagógico para 15 crianças do projeto Social Vó Chica. Foi organizado um passeio no ônibus ‘Linha Turismo’, percorrendo o Centro Histórico de Porto Alegre, e um piquenique na Ponte das Pedras, também no Centro. A atividade faz parte da disciplina Turismo e Compromisso Social, ministrada pela Profa. Me. Aline Moraes Cunha.

Segundo a professora, a experiência é de grande valia para a formação do Turismólogo. Além da etapa escrita, criação teórica e das vivências práticas, os alunos desenvolvem o envolvimento social. “Eles passam a ver o Turismo não apenas como um fim, mas como um meio efetivo de inclusão social e o quanto podem fazer dele uma ferramenta de cidadania, promovendo educação ambiental, patrimonial e a apropriação da cidade”, afirma.

IMG 20191115 120715769 HDRFoto: Arquivo Pessoal

O trabalho envolveu seis acadêmicos, que desde o início do semestre organizaram a logística necessária para a roteirização, realizaram orçamentos, buscaram parcerias, patrocínios e os contatos necessários para a seleção da entidade beneficiada e a execução do projeto. Aline destaca que os alunos costumam conseguir patrocinadores para custear o projeto, mas este ano os custos foram divididos entre os discentes. “No dia, todos os alunos integrantes do grupo estavam presentes e participaram ativamente, abraçando a entidade escolhida por eles”.

O Projeto Social Vó Chica acolhe as crianças da Vila Safra, comunidade carente da zona Lesta da Capital, onde vivem 4 mil habitantes. O nome do projeto é uma homenagem à Maria Francisca Gomas Garcia, benzedeira, parteira e conselheira da comunidade. Líder comunitária local, ela faleceu em 1983, aos 107 anos. O coordenador da iniciativa, Claudio Costa fundou o projeto em um espaço nos fundos de casa para possibilitar o acesso dos jovens à cultura, com a realização de oficinas de percussão, teatro, dança e noções de informática. A entidade se mantém com doações e trabalho voluntário. Para conhecer mais sobre o projeto e para contribuições, acesse: www.projetovochica.com.br .