Multiverso IPA participa de ação pelo Dia Internacional de Luta contra o Câncer na Infância

Alessandro 2Foto: Alessandro Davila

Já imaginou passear de limousine pelas ruas de Porto Alegre? E estar na companhia de dois jogadores da dupla Gre-nal? Oito crianças do Instituto do Câncer Infantil (ICI) viveram este momento em uma ação promovida pela entidade para o Dia Internacional de Luta contra o Câncer na Infância, que acontece no sábado. Os pacientes e os jogadores Everton Cebolinha, do Grêmio, e Rodinei, do Inter, percorreram diversas ruas da capital a bordo de uma limousine. E claro, o Multiverso acompanhou tudo de pertinho.

A equipe de técnicos e estudantes do Multiverso foram responsáveis por realizar a cobertura do passeio e produzir conteúdo que será veiculado junto aos canais institucionais e redes sociais do ICI. Serão produzidos vídeo, fotos e textos que servirão para a conscientização do diagnóstico precoce e da luta contra o câncer infanto-juvenil.

Conforme a Profa. Dra. Valéria Deluca, coordenadora dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e de Turismo, do Centro Universitário Metodista IPA, esta é uma das ações que os cursos de Comunicação irão participar junto ao ICI. “Nossa parceria iniciou em 2018 e neste ano, vamos ampliar nossa presença nas atividades promovidas pelo Instituto. É da natureza promover junto aos nossos estudantes a importância do voluntariado e de apoiar organizações sérias que trabalham em prol da saúde do bem estar social. Ficamos horados de ter a oportunidade de participar fazendo a cobertura de uma atividade como esta”.

O passeio

Durante o trajeto, o carro chamou a atenção das pessoas, que tiravam fotos e olhavam curiosas. Dentro da limousine, as crianças festejavam o passeio, com refrigerantes, salgadinhos e chocolates. Davi, Cristiano, Matheus, Kathleen, Renan, Helena, Pietra e Aysla cantaram, divertiram-se e aproveitaram a presença dos atletas. Everton e Rodinei abraçaram a causa e alegraram os pacientes. Os jogadores também entregaram presentes dos times para as crianças.

Alessandro 3Foto: Alessandro Davila

Para os pacientes, o passeio foi uma oportunidade de conhecer os jogadores e mudar um pouco a rotina. Os pequenos Davi, 06 anos e Helena, 03 anos, eram os mais entusiasmados e aproveitaram ao máximo. “Foi muito legal. Eu gostei do lanche, dos presentes, dos jogadores. Foi divertido”, conta Davi. Para Matheus, 17 anos, o passeio foi especial. “Foi muito empolgante, poder aproveitar com os nossos ídolos e ainda andar de limousine”, comenta. Kathleen, 16 anos, também se divertiu. “Eu achei muito legal, foi uma coisa muito diferente do nosso dia a dia. Tirar fotos, que eu adoro, e conhecer os jogadores. Eu espero que outras crianças tenham essa oportunidade”.

Alessandro 8Foto: Alessandro Davila

A atividade foi a forma do ICI promover a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil. Fernanda Furtado, Coordenadora de Desenvolvimento Institucional, esclarece que a ideia é alertar a sociedade sobre a data de luta contra o câncer na infância de uma maneira atrativa. “A gente queria fazer algo mais leve, para as crianças se divertirem e que mostrasse pra sociedade o quanto é importante o diagnóstico precoce. A ideia da ação foi trazer um momento de descontração, mas falar de uma coisa muito séria”, ressalta.

Alessandro 4Foto: Alessandro Davila

Além de conscientizar a sociedade sobre o diagnóstico precoce, essas atividades beneficiam o tratamento dos pacientes. “É cientificamente comprovado, quando eles tem uma ação que gera essa felicidade, essa alegria, isso reflete no tratamento. Por isso, estamos sempre tentando fazer alguma coisa para que eles saiam da rotina”, explica Fernanda. E isso pode ser comprovado no olhar de cada uma deles. Mas, foi o Davi quem deixou isso mais claro durante o passeio, quando exclamou, em um momento de empolgação: “Essa vida é muito boa!”

Krysthielly 5Foto: Krysthielly Marys

Diagnóstico precoce

Os sintomas do câncer infanto-juvenil podem ser difíceis de identificar. Por isso, é importante estar atento a cada detalhe na criança, possibilitando um  diagnóstico precoce e aumentando as chances de cura.

Principais sintomas:

• cansaço e palidez
  • dores de cabeça e vômitos
  • perda significativa de peso
  • caroços no corpo
  • febre prolongada sem causa aparente
  • sangramento do nariz ou gengiva
  • dores nos ossos
  • manchas roxas na pele ou sangramentos
  • aumento de tamanho da barriga
  • reflexo branco nas pupilas
  • diminuição da visão ou perda de equilíbrio
  • dor generalizada sem causa aparente

Para mais informações acesse reparenodetalhe.com e ici.ong .