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Pesquisa em Comunicação

Como Mad Men apresenta ao público o fetichismo da mercadoria?

RESUMO: Este artigo tem como objetivo elencar evidências do fetichismo da mercadoria na série de TV Mad Men e analisar de que forma o show as apresenta. Para isso, foi realizada uma pesquisa referencial acerca da série, da teoria evidenciada e de outros conceitos sobre a relações sociais oriundas de produtos. A retratação do tema em um meio de massa consegue ampliar o campo de estudos da teoria e aumenta, exponencialmente, sua capacidade de abstração social e histórica por parte da sociedade. Mad Men, através de seus personagens e narrativas, consegue dar um exemplo prático da teoria elaborada por Karl Marx e, dessa forma, aponta os conflitos na relação entre homem e produto. O fetichismo, portanto, é apresentado de uma maneira que a própria teoria critica: através de um produto.

PALAVRAS-CHAVE: Mad Men. Fetichismo da Mercadoria. Consumo. Don Draper.

 

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Pesquisa em Comunicação

Comportamento do consumidor: atributos da marca Harley-Davidson que influenciam no comportamento do consumidor

RESUMO: O presente estudo foi elaborado com o intuito de identificar quais os atributos da marca Harley-Davidson que influenciam no comportamento do consumidor. Para o desenvolvimento deste, foram analisados dados através de uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, onde as fontes de informação foram selecionadas por amostragem não-probabilística por julgamento. Esse estudo de pesquisa identificou que o consumidor Harley-Davidson não só adquiri um produto, mas ele declara um estilo de vida e ostenta uma atitude. Esse estilo proporciona a esse consumidor um prestígio e poder do qual ele quer e pode usufruir. Aos que não possuem condições de adquirir, vislumbram o prestígio e a ideia que a marca transmite. A ideologia de um comportamento único, audacioso, com poder, que transborda liberdade e auto-estima.

PALAVRAS-CHAVE: Comportamento do consumidor. Marca. Marketing. Harley-Davidson.

 

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Pesquisa em Comunicação

Comunicação no período da ditadura civil-militar no Brasil: um estudo sobre cartazes

RESUMO: O presente artigo pretende analisar como os cartazes foram utilizados para disseminar a ideologia das Forças Armadas durante o período da ditadura civil-militar no Brasil. O atual estudo apresenta teorias de autores da área da comunicação, história e design para entender o que foi a ditadura e como se sucedeu a evolução dos cartazes a se tornarem uma mídia de comunicação de massas. Por fim, este artigo, faz uma análise de cartazes veiculados pelo Governo Militar, para comprovar o uso de uma linguagem apelativa para construir um sentimento ufanista e para distorcer as manifestações da oposição.

Palavras-chave: Ditadura civil-militar. Forças Armadas. Cartazes.

 

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Pesquisa em Comunicação

O papel da celebridade no fortalecimento da marca: Gisele Bündchen e Arezzo

RESUMO: O presente estudo trata de como a marca de calçados, bolsas e acessórios, Arezzo, mudou sua estratégia ao lançar sua nova campanha Outono/Inverno 2016. Campanha essa que tem como protagonista a übermodel Gisele Bündchen. Apresenta a campanha, o perfil da modelo e da empresa, além de mostrar o compartilhamento de valores empresa e modelo. Buscou averiguar como a modelo Gisele Bündchen pode fortalecer a imagem da marca Arezzo, em uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa. Como resultado, pode-se perceber que a marca deixa transparecer sua nova perspectiva de valor junto ao mercado.

 PALAVRAS-CHAVE: Calçados. Moda. Marketing. Marca. Gisele Bündchen e Arezzo.

 

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Pesquisa em Comunicação

Humanização das marcas: a humanização das marcas frente às novas experiências de consumo

RESUMO: O artigo desenvolvido pretende analisar como as marcas estão se posicionando frente à nova forma de consumo chamada de Humanização da Marcas. O atual estudo apresenta teorias de autores da área da Comunicação para entender o que levou ao processo de humanização das marcas. Faz uma análise de peça de campanha publicitária da marca Dove, para verificar o processo de novas formas de consumo através da humanização das marcas. E, como as marcas tem utilizado as ferramentas de posicionamento para criarem uma relação horizontal com seu consumidor

Palavras-chave: Humanização de marca. Novas formas de consume. Marketing de posicionamento.

 

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Pesquisa em Comunicação

Como a experiência multissensorial da Nokia, a partir do seu toque, influenciava a compra de aparelhos por parte dos seus consumidores

RESUMO: Esta pesquisa objetiva analisar como o marketing sensorial da Nokia, a partir do seu toque, influenciava a experiência de compra de aparelhos por parte dos seus consumidores. É estudado de que forma que os profissionais de marketing utilizaram esta ferramenta para atrair novos consumidores, manter os atuais e tornar a Nokia uma marca cada vez maior. Além disso, é observado que outras ferramentas auxiliaram a marca a se tornar uma das maiores de seu segmento. O artigo foi desenvolvido através de uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa. Os resultados da pesquisa apontam que o marketing sensorial é apenas um dos fatores que influenciam a compra de aparelhos.

PALAVRAS-CHAVE: Marketing Sensorial. Branding. Brandsense. Nokia. Nokia Tune.

 

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