· · ·

Pesquisa em Comunicação

Segunda tela: os fatores que motivam comentários sobre TV aberta no Twitter

RESUMO: O presente artigo aborda o engajamento dos espectadores de TV aberta no Twitter, e tem como objetivo verificar os fatores que motivam os espectadores da TV aberta a utilizar o Twitter como plataforma de comentários em segunda tela. A fim de atingir o objetivo proposto, utiliza-se de pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, com o uso das técnicas de pesquisa bibliográfica e entrevistas. Como o resultado das respostas coletadas, compreende-se que o formato da rede social facilita a experiência e motiva o engajamento dos espectadores de TV aberta no Twitter, com destaque para a característica mais marcante da plataforma, que é a de ferramenta de informação em tempo real. Destacam-se também que os princípios chave da Web 2.0, da convergência e da inteligência coletiva estão intrínsecos na prática dos comentários em segunda tela e na construção de seu conceito e contexto, principalmente no aspecto das interações sociais que o Twitter proporciona.

PALAVRAS-CHAVE: Segunda tela. Twitter. Televisão. Interatividade.

 

pdfLer artigo...

· · ·