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Pesquisa em Comunicação

O merchandising no mercado de varejo farmacêutico: a efetividade das técnicas de merchandising no mercado de varejo farmacêutico

RESUMO: O presente artigo trata da identificação da efetividade das técnicas de merchandising no mercado de varejo farmacêutico, apresentação das referidas técnicas e determinação de quais possuem melhores resultados. Para atingir tais objetivos, foi utilizado referencial teórico com base em levantamentos bibliográficos e documentais, além de pesquisa de campo quantitativa. Após esta fase, foi possível concluir que as referidas técnicas, de fato, possuem efetividade quando aplicadas ao mercado de varejo farmacêutico. Identificou-se, também, que as técnicas que possuem maior efetividade são as ligadas à utilização de mobiliários adequados, ao correto gerenciamento de categorias e ao investimento em treinamento do quadro funcional, bem como em ações de vendas entre os colaboradores, visando impulsionar os hábitos de compra por impulso do consumidor. Sendo assim, este artigo constatou que as técnicas de merchandising possuem efetividade quando aplicadas ao mercado de varejo farmacêutico.

Palavras-chave: Merchandising; varejo farmacêutico; mercado farmacêutico; marketing; ponto de venda.

 

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Pesquisa em Comunicação

A fotografia e o Facebook: um estudo sobre como fotografias postadas em perfis de clientes no Facebook interferem no comportamento do consumidor

RESUMO: Este artigo é um trabalho acadêmico que tem como objetivo pesquisar e obter melhor entendimento da importância das redes sociais para as empresas no momento atual. Profissionais de áreas voltadas ao Marketing vêm estudando e aplicando novas técnicas para influenciar a decisão dos consumidores. Com o surgimento da internet e das redes sociais, o consumidor ganhou o poder de interagir com a comunicação da marca e ser um transmissor da mesma. Utilizou-se a marca Havaianas e seus perfis nas redes Facebook e Instagram para entender o comportamento do consumidor em relação a esses novos meios de comunicação, e como a marca utiliza a fotografia para a transmissão da mensagem. Nesse universo, a comunicação via rede social é de extrema importância, tendo em mente que a mesma está presente no dia-a-dia do consumidor. O uso da fotografia tem o potencial de transmitir a mensagem deseja de maneira objetiva e clara, agilizando o processo de absorção da informação por parte do consumidor.

PALAVRAS-CHAVE: Web 2.0. Redes Sociais. Facebook. Fotografia. Comportamento.

 

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Pesquisa em Comunicação

As crônicas de gelo e fogo: Reddit como plataforma de produção de conteúdo

RESUMO: Este artigo visa abordar a plataforma Reddit e seu papel na disseminação de conteúdo sobre a obra literária As Crônicas de Gelo e Fogo, de George R. R. Martin. A análise contempla uma observação através de pesquisa exploratória com abordagem qualitativa do fórum A Song of Ice and Fire, principal meio para a discussão dos livros de Martin dentro do Reddit. A base para a pesquisa será composta por artigos científicos, livros e teses. O objetivo proposto é determinar a validade do Reddit como um espaço qualificado para a produção e organização do conteúdo criado pelos usuários e leitores, e compreender se a plataforma colabora para a criação de um ambiente composto por fãs, dedicados a analisar e compreender melhor a obra de Martin.

Palavras-chave: As Crônicas de Gelo e Fogo. Reddit. Fandom. Fanart. Fanfiction.

 

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Pesquisa em Comunicação

A ferramenta videoclipe como forma de divulgação de produtos: caso Ain’t your Mama de Jennifer Lopez

RESUMO: Este artigo é um trabalho acadêmico que tem como objetivo passar por um processo de pesquisa, com finalidade de obter melhores entendimentos da maneira que as empresas utilizam a ferramenta videoclipe para divulgar seus produtos. Profissionais ligados às áreas da Publicidade e Propaganda cada vez mais utilizam o auxílio das ferramentas audiovisuais para influenciar os consumidores finais. Com o surgimento do site YouTube, as empresas encontraram em artistas, mais uma porta para alcançar de maneira segmentada os seus públicos alvos, através de videoclipes musicais, assim como os consumidores ganharam uma entrada de maior interação e inspiração com seus ídolos. Foi utilizado, para entender melhor como essa parceria entre produtos e videoclipe funciona, a marca Manolo Blahnik e a sua aparição no videoclipe da música Ain’t Your Mama, da artista Jennifer Lopez. Neste ambiente publicitário, o visual é de extrema relevância, levando em consideração que bilhões de pessoas irão assistir ao seu produto exposto na narrativa contata pelos produtores da peça audiovisual. O uso do videoclipe musical como forma de merchandising tem potencial de alcançar pessoas em grande escala, levando a exposição do produto junto com uma mensagem desejada e planejada, para dessa maneira massificar a divulgação e se beneficiar do fator influente de artistas renomados com seus consumidores.

PALAVRAS-CHAVE: Videoclipe. Merchanmusic. Publicidade. Youtube. Jennifer Lopez.

 

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Pesquisa em Comunicação

O papel do marketing na gourmetização: o prazer de pagar mais

RESUMO: O trabalho desenvolvido pretende estudar o comportamento de compra do consumidor em relação a produtos considerados gourmet e o papel do marketing das empresas neste ato de aquisição. O presente estudo apresenta conceitos e teorias sobre marketing e o comportamento do consumidor. Para melhor entendimento do mercado, há dois tipos de pesquisas, com clientes e empresários do mercado gourmet. Por fim a análise das pesquisas, onde é possível concluir que a maioria dos consumidores ainda não possui o hábito de consumir produtos gourmet por achá-los caro e sofisticados. Porém, aqueles que os consomem prezam a qualidade dos produtos, pois afirmam que produtos mais caros tem uma melhor qualidade. Além disso, os restaurantes têm criado estratégias para se diferenciar da concorrência e atrair seu público, através de um atendimento atencioso e a criação de um ambiente que forneça conforto ao consumidor, garantindo que, o cliente ao sair do estabelecimento vire uma importante ferramenta de marketing.

PALAVRAS-CHAVE: Gourmet, Comportamento, Consumidor, Marketing, Experiência

 

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Pesquisa em Comunicação

Segunda tela: os fatores que motivam comentários sobre TV aberta no Twitter

RESUMO: O presente artigo aborda o engajamento dos espectadores de TV aberta no Twitter, e tem como objetivo verificar os fatores que motivam os espectadores da TV aberta a utilizar o Twitter como plataforma de comentários em segunda tela. A fim de atingir o objetivo proposto, utiliza-se de pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, com o uso das técnicas de pesquisa bibliográfica e entrevistas. Como o resultado das respostas coletadas, compreende-se que o formato da rede social facilita a experiência e motiva o engajamento dos espectadores de TV aberta no Twitter, com destaque para a característica mais marcante da plataforma, que é a de ferramenta de informação em tempo real. Destacam-se também que os princípios chave da Web 2.0, da convergência e da inteligência coletiva estão intrínsecos na prática dos comentários em segunda tela e na construção de seu conceito e contexto, principalmente no aspecto das interações sociais que o Twitter proporciona.

PALAVRAS-CHAVE: Segunda tela. Twitter. Televisão. Interatividade.

 

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