·

·

· · ·

Professores(as) de Publicidade e Propaganda

  • Alexsandro Funck Ramires

    Alexsandro Funck Ramires

    Mestre em Design pela UNIRITTER Laureate International Universities. Especialista em Design de Moda e Marketing pela ESPM/RS. Bacharel em Artes Visuais com habilitação em Fotografia pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Professor na UNIRITTER, nos cursos de Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e Design (Moda e Gráfico); no Centro Universitário Metodista IPA, nos cursos de Moda e Comunicação Social (Publicidade, Jornalismo e turismo) e na Faculdade SENAC (Moda). Trabalha na AEIPA (Agência Experimental de Publicidade e Propaganda do IPA) e coordena o estúdio fotográfico desta mesma universidade. Sólida experiência de trabalho em fotografia (especializado em moda), artes visuais, direção criativa de imagem, styling e produção de moda, pesquisa de moda e docência universitária em graduação e pós-graduação. Dirige o Photo Label Society - laboratório experimental focado em direção criativa em imagem de moda e artes visuais, e o Mentes Inquietas - Espíritos Criativos, espaço de ensino em fotografia, moda e arte, ambos em Porto Alegre. Possui conhecimento e experiência em cenografia, iluminação cênica, design gráfico e cinefotografia. Repórter fotográfico DRT8408 FENAJ.
  • Gustavo Meneghetti de Carvalho

    Gustavo Meneghetti de Carvalho

    Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Mestre em Economia. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul e Consultor Credenciado pelo Sebrae - RS nas áreas de Gestão e Marketing e no Centro Universitário Metodista do Sul - IPA.
  • Marcelo Barbosa Corrêa

    Marcelo Barbosa Corrêa

    Mestre em Design (Unisinos, 2014), Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (UCPel, 2006) e Especialista em Estudos Linguísticos do Texto (UFRGS, 2008). Experiência profissional em agências de comunicação e como docente no curso de graduação em Comunicação Social (UniRitter e IPA) e pós-graduação em Comunicação Empresarial (UniRitter). Em 2010, recebeu o Prêmio Colunistas - Design - Bronze, na Categoria Editorial (Abracomp), Rio Grande do Sul. Em 2014, foi professor orientador do 1º lugar na categoria Anúncio do Set Universitário da PUCRS. Sócio-proprietário da agência Closer Comunicação e Negócios, atua no cargo de Diretor de Comunicação. Interesse de pesquisa nas áreas de Comunicação, Marketing, Linguística e Design Estratégico.
  • Maristela de Oliveira Franco

    Maristela de Oliveira Franco

    Possui graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1989). É especialista em Marketing com formação na ESPM/RS (2002) e é Mestre em Educação pela EST (2009).
  • Nancy Vianna

    Nancy Vianna

    Mestre em Comunicação Social - PUCRS (2013). Possui graduação em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda com Ênfase em Marketing - Centro Universitário Metodista IPA (2008). Realiza pesquisas na área da Semiologia e da Hermenêutica de Profundidade, por meio da análise de vídeos publicitários. Atua nos seguintes temas: Comunicação, Campanha Publicitária, Comunicação Visual, Criação Publicitária, Marketing, Branding, Comportamento do Consumidor, Empreendedorismo, entre outros. Presta consultoria nas áreas de comunicação e marketing. Desempenha trabalho voluntário, dentro da sua área de atuação, para a Igreja Metodista no Rio Grande do Sul/Brasil. Docente e Coordenadora do Curso de Publicidade e Propaganda da Rede Metodista de Educação do Sul - IPA

 

Professores(as) do núcleo de comunicação

  • Ayres Estima Potthoff

    Especializou-se com os flautistas Keith Underwood e Ransom Wilson, em Nova Iorque/Estados Unidos, e posteriormente recebeu o título de Mestre em Flauta pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde estudou com Celso Woltzenlogel. É um dos fundadores da Associaçao Brasileira de Flautistas, organizador dos Festivais Internacionais de Flautistas do Rio de Janeiro e Porto Alegre, e foi Diretor Executivo da Orquestra de Câmara Theatro Sao Pedro, grupo que fundou em 1985. Com freqüência tem se apresentado em recitais ao lado de Celso Loureiro Chaves, Olinda Alessandrini, Maly Weisenblum, Duo Acorda em países como Estados Unidos, França, Alemanha, Hungria, Noruega, República Tcheca, Peru e Equador, e como solista de diversas orquestras entre as quais, a Orquestra Sinfônica Nacional do Equador, Orquestra da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Orquestra de Câmara Theatro Sao Pedro, Orquestra Sinfônica Nacional de Lima e a Orquestra de Flautas do Japão. Em 2003 recebeu o Kikito por Melhor Música no 31˚ Festival de Cinema de Gramado. Lançou o CD RECITAL com a pianista Maly Weisenblum. Recentemente se apresentou em diversos países com o Duo Norueguês A Corda. Atualmente é professor titular do Centro Universitário Metodista IPA, onde leciona as cadeiras de Flauta Doce, História da Música, História da Música Brasileira, Práticas Pedagógicas e Prática de Conjunto. Tem larga experiência na gestão da área de arística.
  • João Fernando de Moraes Trois

    João Fernando de Moraes Trois

    Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990), mestrado em Programa de Pós- graduação em Antropologia Social- PPGAS pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), mestrado em PPG-Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004), doutorado em PPG-Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e Pós-Doutorado na área de psicolingüística (PDJ - CNPQ) em PPG-Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é pesquisador no PPG-Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em Projeto de Pesquisa sobre Enunciação e disturbios de linguagem, coordenado pelo Prof. Dr. Valdir do Nacimento FLores, e professor no Curso de Psicologia do Centro Universitário Metodista IPA.
  • José Luis Correa Novaes

    Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1990), graduação em direito pelo Centro Universitário Metodista IPA (2012), graduação em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo (1985), mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1993) e especialização em Direito do Estado pelo UFRGS (2013). Atualmente é professor do Centro Universitário Metodist do IPA e Instituição Educacional São Judas Tadeu, nas atividades de docência e gestão acadêmica. Tem experiência na área de Filosofia, Direito, Educação e Teologia.
  • Léo Flores Vieira Nunez

    Léo Flores Vieira Nunez

    Possui graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1985) e mestrado em Sociologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990). Atualmente é professor do Centro Universitário Metodista IPA. Trabalha com as disciplinas de produção de documentário, telejornalismo, redação para TV e mídia impressa e rádio. Também trabalha disciplinas teóricas de crítica da mídia, Fundamentos de Rádio e TV e Sociologia da Comunicação.Desenvolveu pesquisas na área de televisão interativa com apresentação de trabalhos em congressos acadêmicos. Professor integrante do curso de especialização em Jornalismo e Convergência de Mídias na Universidade FEEVALE, onde desenvolve conteúdos relacionados à imagens digitais e produção de documentários. Profissional com muitos anos de atuação em televisão, onde já exerceu as funções de editor, pauteiro, chefe de reportagem. Atualmente é editor-chefe do Jornal da TVE Primeira Edição na TVE do Rio Grande do Sul, emissora da Fundação Piratini de Rádio e Televisão.
  • Rafael Freitas Barbosa

    Rafael Freitas Barbosa

    Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Atualmente é responsável pela gestão de projetos de Empreendedorismo e de Economia Criativa. Tem experiência em gestão acadêmica por ter sido coordenador de curso de Administração. Atua nas áreas de Administração e Economia, tanto na graduação como na pós-graduação, abordando os seguintes temas: mercado financeiro e de capitais, finanças comportamentais, empreendedorismo e educação empreendedora.
  • Ricardo Strauch Aveline

    Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003), mestrado em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005) e Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011). Atualmente é professor de Direito Internacional Público na Universidade Feevale, no Centro Universitário Metodista IPA e na Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre. Leciona a referida disciplina também na Escola Superior da Magistratura Federal (ESMAFE). Leciona, ainda, as disciplinas de Argumentação Jurídica e Metodologia da Pesquisa na Especialização em Direito Processual Civil da Universidade Feevale e Legislação Trabalhista no MBA em Gestão de Pessoas do IPA.
  • Sandra Eliane Olivera Bitencourt de Barreras

    Sandra Eliane Olivera Bitencourt de Barreras

    Doutorado no Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação (PPGCOM) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, área de comunicação pública na linha de pesquisa Mediações e Representações culturais e políticas (2013). A tese recebeu Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese 2014. Jornalista graduada em Comunicação Social pela UFRGS (1993), com mestrado em Comunicação e Educação pela Universidade Autônoma de Barcelona, na Espanha (titulo revalidado no Brasil pela UnB), com experiência como docente superior na área de jornalismo e telejornalismo na PUCRS, FEEVALE e UFRGS. No mercado profissional, atuou em diversos veículos de comunicação como a RBS TV, TV Guaíba, TV COM, Canal Rural, TV Bandeirantes, Revista Projeto de SP, jornal Correio do Povo e TV Record. No setor público, atuou no DMAE de Porto Alegre, como responsável por vários projetos especiais em educação ambiental, inclusão digital dos servidores e publicações institucionais do Departamento. De 2005 até dezembro de 2007 foi consultora do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) para o Ministério da Educação no Projeto Escola de Fábrica, um programa de formação profissional para jovens em todo o país. Entre 2011 e 2013 foi Diretora de Educação e Formação da Rede Escola de Governo na FDRH e em 2014 assumiu como Diretora-Presidente da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos do Estado do Rio Grande do Sul. Atualmente é assessora de imprensa da Fundação de Economia e Estatística do Estado do Rio Grande do Sul e professora do curso de Jornalismo do IPA-RS.
  • Valéria Deluca Soares de Carvalho

    Valéria Deluca Soares de Carvalho

    Doutora e Mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do RS. Jornalista formada na Universidade Católica de Pelotas. Atualmente é docente do Centro Universitário Metodista do IPA e do Instituto Brasileiro de Gestão em Negócios (IBGEN), em cursos de graduação e pós-graduação. Professora convidada de cursos de pós-graduação na UNESC (Criciúma-SC). Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação nas organizações; gestão da informação e do conhecimento; e, em televisão e rádio. Foi Assessora da Comunicação no IBAMA no RS e docente do Centro Universitário Feevale. Coordenou o curso de pós-graduação em Gestão Estratégica da Comunicação Empresarial (Feevale) e a TV Feevale. Atua por mais de 17 anos em Consultoria de Comunicação Empresarial.
  • Claudia de Oliveira Tacques Wehmeyer

    Claudia de Oliveira Tacques Wehmeyer

    Possui graduação em Letras com ênfase em Línguas e Literaturas Espanhola e Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS- (1988); mestre em Gerontologia Biomédica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS - concluido em 2006. Em janeiro de 2010 concluiu seu doutorado na mesma instituição acima citada. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Lingua Espanhola, atuando principalmente nos seguintes temas: turismo, idosos, inclusão digital, informática e línguas estrangeiras.
  • Marcelo Cavasoto

    Marcelo Cavasoto

    Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2006) e mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2010). Linha de pesquisa Ensino e Aprendizagem em Ciências e Matemática, área de concentração Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino e Aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral, Análise de erros, Informática no Ensino de Matemática, Matemática, Interdisciplinaridade, História da Matemática, Metodologias de Ensino em Ciências e Matemática, Formação inicial e continuada de Professores. Atualmente leciona na Escola Técnica José César de Mesquita (Ensino Fundamental, Médio e Ensino Técnico) e no Centro Universitário Metodista (IPA), nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Publicidade e Propaganda.

Rádio IPA ao vivo

· · ·